Lógos e cor no Quartett – Quarteto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040720240201

Palavras-chave:

lógos, cor, concepção, Quartett, Quarteto

Resumo

Este artigo discutiu prováveis conexões entre lógos espetacular e cor. O processo foi aplicado tendo como referência o texto Quartett de Heiner Müller e envolveu a observação da montagem baiana denominada Quarteto, realizada em 2014, através da consulta à fotografia e vídeo. Foram mencionadas interpretações daquilo que se viu em cena, sendo a fundamentação teórica nuclear provocada por Lee Watson, David Hays, e Linda Essig, tangenciando à noção de concepção no trabalho do theater designer. Com isso, esperou-se provocar teoria através da praxis do artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto da Silva Tudella, Universidade Federal da Bahia

Prof. Dept. de Técnicas do Espetáculo - UFBA. Diretor, Designer e Professor-Pesquisador. Premiado, tanto na produção bibliográfica, quanto artística. Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1979), Mestre em Design Teatral - Iluminação - New York University (1993) e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - PPGAC. Artista convidado para a Quadrienal de Praga, 2015, expondo o projeto de cenografia e iluminação para a cena, no espetáculo Quartet, texto de Heiner Muller, espetáculo premiado com o Prêmio Cenim, 2014, Melhor Iluminação de Espetáculo, no Brasil. Atual tópico de pesquisa: Imagem e praxis cênico-espetacular: percursos de visualidades em corpos transdimensionais. 

Referências

ALTON, John. Painting with light. California: University of California Press, 1995.

ARISTOTLE. Poetics. Translation by Gerald Frank Else. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1983.

Bíblia de estudo de Genebra. São Paulo: Editora Cultura Cristã,1999.

ESSIG, Linda. Lighting and the design idea. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers.1997.

FARAH. Is mental image really visual? Overlooked evidence from neuropsychology. Psychological Review, 1988, Vol. 95, No. 3, 307-317.

Freud, Sigmund; Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Volume XVIII (1925-1926). Além do princípio do prazer: Psicologia de Grupos e outros trabalhos: edição standard brasileira/ comentários e notas de James Strachey e Alan Tysoti; traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. -- Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HAYS, David. Light on the subject. Stage Lighting for directors and actors and the rest of us. New York: Limelight editions, 1995.

Howard, Pamela. What is scenography? New York: Routledge, 2002

KOOB, George F. and LE MOAL, Michel. Neurobiology of addiction. London, 2006.

MÜLLER, Heiner. Quartett. Translated by Dennis Redmond [2002] Berlin: Rotbuch Verlag.1980.

Nightingale, Andrea Wilson. On wandering and wondering: Theôria in Greek philosophy and culture. In: A Journal of Humanities and classics, third series, volume 9, no. 2. Boston: 2001, p. 23-58.

STORARO, Vittorio, Scrivere con la luce, I colore, gli elementi. Milano: Mandatori Electa, 2010.

TUDELLA, E. A. da S. Design, cena e luz: anotações. Revista A[l]berto, São Paulo, n. 3, p 11-24, 2012.

TUDELLA, E. A. da S. A luz na gênese do espetaculo. Salvador: Edufba, 2017.

TUDELLA, Eduardo. Visualidade e Espetáculo: abordagens e conexões históricas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, v. 2, n. 51, jul. 2024.

WATSON, Lee. Lighting design Handbook. New York: McGraw-Hill. Inc.1990

WILLIAMS, Tennessee. A streetcar named desire. New York: Signet Book. 1974

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

TUDELLA, Eduardo Augusto da Silva. Lógos e cor no Quartett – Quarteto. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 07, p. 1–34, 2024. DOI: 10.5965/27644669040720240201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/25666. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cor em Cena