Formas de Contornar o Vazio – Uma análise sobre as elaborações estéticas de Stabat Mater.

Autores

  • Dante Arruda Paccola Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040820240206

Palavras-chave:

Stabat Mater; Janaina Leite; feminino; visualidades; encenação; mascaramento.

Resumo

O estudo propõe a análise de como os elementos estéticos articulados na encenação Stabat Mater, de Janaina Leite, estão relacionados ao intento da artista em propor certa reordenação das peças de seu romance familiar, bem como de um feminino comumente reportado ao arquétipo da Virgem Mãe. Na chave desse enigma sobre o qual está situado o corpo feminino, conjuntamente sagrado e obsceno, Leite tenciona os reflexos dessa contradição não só em sua dramaturgia, como nos aspectos visuais de sua peça-palestra que mesmo buscando possíveis significações ao enigma, reconhece seu núcleo impossível de significação, falho, vazio e, portanto, sempre propenso a construção de novas significações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Arruda Paccola, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em teoria e prática Teatral pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ainda durante a graduação atuou como estagiário no projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura de São Paulo, promovendo orientações artísticas a grupos teatrais no interior do estado.

Referências

BUENO, Pedro Henrique Chaves. Um estudo empírico da teoria da recepção no campo das artes cênicas: Análise de Stabat Meter, de Janaina Leite. Pesquisa de Iniciação Cientifica em Artes Cênicas – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. ILINX: Revista do Lume. São Paulo, n.4, p.4, dez.2013.

FERNANDES, Silvia. Atos de profanação. Sala Preta, v.20, n.1, p.185-197, 13 ago. 2020.

GRANT, Walkiria Helena. A mascarada e a feminilidade. Psicologia USP [online].São P v. 9, n. 2, pp. 249-260. São Paulo, Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-65641998000200010>. Acesso em: 17 de novembro de 2022.

KRISTEVA, Júlia. Approaching abjection. In Powers of horror: an essay on abjection. Nova Iorque: Columbia University Press, p.p. 1-32, 1982

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 20: Mais, ainda (1972-1973). 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar,1985.

LEITE, Janaina Fontes. Ensaios sobre o feminino e a abjeção na ob-scena contemporânea. 2021. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

_________________. Trajetória de uma máscara. Lacuna: uma revista de psicanálise, n. -11, São Paulo, 26 ago.2021. Disponível em: <https://revistalacuna.com/2021/08/07/n-11-12/>. Acesso em: 25 de novembro de 2022

SILVA, Antônio Apolinário da. Para além do figurino: peles em processo como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.

SMALL, Daniel Avila. A profanação fundamental – Crítica de Stabat Mater de Janaina Leite. Questão de Crítica – Revista eletrônica de estudos teatrais, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <http://www.questaodecritica.com.br/2019/11/stabat-mater/ >. Acesso em 29 de novembro de 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

ARRUDA PACCOLA, Dante. Formas de Contornar o Vazio – Uma análise sobre as elaborações estéticas de Stabat Mater. : . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 08, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5965/27644669040820240206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/24462. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: SOMBRA EM FOCO: Ensino-aprendizagem, poéticas e práticas com sombras e luzes no desenho de cena