Ensino e pesquisa da iluminação cênica na Universidade Federal de Uberlândia por Camila Tiago

Autores

Resumo

Camila Tiago é diretora de iluminação do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, onde também fundou um grupo de estudos em iluminação cênica chamado “Cênica Luz”. Mineira, nascida em Iturama e criada em Uberlândia, é uma das coordenadoras e apresentadoras do programa semanal “da ideia à luz” e atua profissionalmente como criadora de luz para diversos grupos teatrais de sua região, tal como o Grupo Pontapé.  Simpática, ela discorre aqui sobre formação, pesquisa, criação e outras peculiaridades que envolvem a profissão de iluminador no Brasil, mais especificamente na sua região. Com uma trajetória construída sobre as bases do autodidatismo, Camila vem estabelecendo uma constante relação com a pesquisa e, principalmente, com a prática, tal como nos conta ao longo desta generosa entrevista.

Biografia do Autor

Fernanda Guimarães Mattos de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Artista cênica e iluminadora. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da UFRJ, na linha de pesquisa Poéticas da cena: Teoria e Crítica (2016). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020). Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Iluminação Cênica, atuando principalmente no seguinte tema: iluminação cênica, visualidades da cena, luz em contexto narrativo.

https://www.behance.net/9f1971b6 

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SOUZA, F. G. M. de. Ensino e pesquisa da iluminação cênica na Universidade Federal de Uberlândia por Camila Tiago. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1-32, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21461. Acesso em: 21 jan. 2022.