Processo de Avaliação
Os manuscritos submetidos a esta revista são avaliados em três etapas: (i) Adequação da submissão, (ii) Qualidade do trabalho e (iii) Avaliação cega pelos pares.
Na primeira etapa avalia-se a adequação da submissão sob aspectos técnicos e normativos, tais como: (i) Escopo, (ii) Interesse da revista no assunto, (iii) Seção da revista, (iv) Tipo de artigo e (v) Normas. Esta avaliação é realizada pelo editor-chefe ou outro membro do corpo editorial.
Na segunda etapa avalia-se a qualidade do artigo sob aspectos técnicos e científicos, tais como (i) Novidade e originalidade para o campo da pesquisa, (ii) Abordagem científica e (iii) Atualização da revisão de literatura. Esta avaliação é realizada pelo editor-chefe e auxiliado pelo editor de seção responsável pelo processo de avaliação do manuscrito.
Na terceira etapa é procedida a avaliação do mérito e da qualidade do trabalho sob aspectos técnicos e científicos, tais como (i) Originalidade e consistência da conclusão, (ii) Fundamentação lógica do problema, (iii) Clareza e originalidade do objetivo, (iv) Coerência e precisão da metodologia, (v) Contribuição significativa dos resultados, (vi) Clareza e objetividade lógica da discussão, fundamentada na literatura, (vii) Qualidade das tabelas e figuras e (viii) Adequação do título, do resumo e das palavras-chave, entre outros aspectos. Esta avaliação é realizada por pelo menos dois avaliadores externos do Brasil ou exterior selecionados pelo editor associado. Sempre que possível nos consideramos a diversidade nos convites para avaliação, incluindo gênero, estágio da carreira profissional e representação global no campo da ciência.
Submissões inadequadas são arquivadas antes da avaliação por pares.
Somente serão aceitas para publicação as submissões que apresentarem unanimidade na decisão/recomendação pelos pares de revisores. O editor editor associado analisa os pareceres recebidos e procede com um parecer (i.e., aceitar, revisões requeridas, rejeitar, submeter para outro periódico). A decisão final caberá ao editor-chefe que levará em consideração o parecer emitido pelo editor associado.
GARANTIA DE AVALIAÇÃO CEGA
Não deve ser informado o nome do(s) autor(es) no manuscrito. Isto significa que não devem ser informados financiamentos e apoios para a realização da pesquisa no corpo do artigo. Estas informações devem ser fornecidas na carta de apresentação quando pela submissão do manuscrito. Caso o manuscrito seja aceito, estas informações serão adicionadas no estágio final da editoração anterior à publicação.
Os autores devem excluir informações pessoais do arquivo que contém o manuscrito.
A revista não revela a identidade do(s) autor(es) aos Consultores Ad hoc (avaliadores/revisores).