Análise envoltória de dados (DEA) como recurso de avaliação em cursos de Ciências Agrárias
Palavras-chave:
ensino, avaliação, análise DEA.Resumo
Este trabalho aborda a importância da disciplina de Eficiência Agropecuária e Planejamento para os cursos de Ciências Agrárias, com alguns conceitos básicos sobre análise DEA (data envelopment analysis). Objetivou avaliar a eficiência relativa das notas, coeficiente de rendimento e faltas dos alunos que cursaram a disciplina, por meio da análise DEA, junto à UNESP – Ilha Solteira, Brasil. Metodologicamente, foram escolhidos o modelo BCC e a orientação output, de forma a considerar a maximização de notas e coeficiente de relação (outputs), dada as faltas registradas (input), para 27 alunos. Observou-se uma redução em 27,14% da média geral entre os alunos, comparativamente à classe de melhor eficiência, concomitantemente ao coeficiente de rendimento, em 9,84%; e que as diferenças entre alvos e dados atuais de registro demonstram a relação que as variáveis possam tornar eficientes, representando os outputs ideais. Conclui-se que a análise DEA demonstrou ser uma importante ferramenta para avaliar a disciplina, servindo como referência aos docentes para estabelecer metas que incentivem a possuírem um melhor padrão de desempenho acadêmico, extensivo também para outras disciplinas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.