A disciplina de Agroecologia no currículo dos cursos de graduação em Zootecnia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811712232023520

Palavras-chave:

ciência holística, ensino superior, ruptura epistêmica, virada paradigmática

Resumo

O objetivo desta nota é caracterizar o grau de inserção da Agroecologia nos currículos dos cursos de graduação em Zootecnia ofertados nas instituições de ensino superior públicas do Brasil, aferindo assim, a presença bem como a ausência de disciplinas em suas matrizes curriculares. Das 74 instituições brasileiras que ofertam cursos de graduação em Zootecnia, apenas 24 contém a Agroecologia em seus currículos. A oferta de disciplinas de Agroecologia e afins estão presentes em 16 unidades da federação, em todas as regiões do país.

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Biografia do Autor

Paulo Eduardo Rolim Campos, Universidade do Estado da Bahia

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Marcelo Casimiro Cavalacante, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

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Luciana Melo de Mederios Rolim Campos, Universidade Federal de Pernambuco

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Vilmar Luiz Lermen, Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

CAMPOS, Paulo Eduardo Rolim; CAVALACANTE, Marcelo Casimiro; CAMPOS, Luciana Melo de Mederios Rolim; LERMEN, Vilmar Luiz. A disciplina de Agroecologia no currículo dos cursos de graduação em Zootecnia no Brasil. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 22, n. 3, p. 520–528, 2023. DOI: 10.5965/223811712232023520. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/23021. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Nota de Pesquisa - Multiseções e Áreas Correlatas