Anúncios

  • Publicando a primeira edição de 2025

    2025-08-06

    Na primeira semana de agosto será lançada a nova edição da Revista de Ciências Agroveterinárias, inaugurando um formato editorial que será adotado em todas as próximas publicações. As novas submissões já devem seguir este modelo, facilitando a diagramação e assegurando maior padronização.

    O novo formato amplia as informações apresentadas nos artigos, incluindo a disponibilidade de dados, referências a códigos de ética, agradecimentos, financiamentos, entre outros elementos relevantes. A partir desta edição, todos os artigos serão publicados em inglês, buscando ampliar a visibilidade internacional da revista.

    Os manuscritos podem continuar a ser submetidos em português, sendo que a UDESC poderá assumir os custos de tradução, desde que a solicitação seja feita na carta de apresentação.

    Outra inovação é a adoção da marcação XML, alinhada às exigências de indexadores e à melhoria da qualidade editorial. Ainda em 2025, estão previstas a segunda e a terceira edições até o início de setembro, e a quarta edição até o final de outubro.

    A partir de 2026, a revista adotará o fluxo contínuo de publicações e o sistema ahead of print, agilizando a disseminação do conhecimento científico. Com isso, haverá também um controle mais criterioso do número de artigos publicados, visando elevar a qualidade e o impacto das contribuições.

    Obrigado por fazer parte da Revista de Ciências Agroveterinárias.

    Saiba mais sobre Publicando a primeira edição de 2025
  • Linguística para uma inteligência artificial (IA) brasileira

    2025-07-20

    Linguística para uma inteligência artificial (IA) brasileira | SciELO em Perspectiva

    A Plataforma da Diversidade Linguística Brasileira é uma proposta de curadoria de dados para treinar modelos de IA com dados estruturados do português e outras 250 línguas do país, atendendo diretamente ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. A iniciativa busca reduzir custos ambientais, evitar vieses e criar tecnologias mais inclusivas para saúde, educação e serviços públicos. Read More →

    Saiba mais sobre Linguística para uma inteligência artificial (IA) brasileira
  • Edição Especial: Produção Animal e Desenvolvimento Rural Sustentável: abordagens que contribuem para o crescimento da agropecuária brasileira

    2023-04-30

    A Edição Especial: “Produção Animal e Desenvolvimento Rural Sustentável: abordagens que contribuem para o crescimento da agropecuária brasileira” tem como proposta criar um espaço de discussão, reflexão e disseminação de conhecimentos acerca da produção, reprodução e conservação de animais. Neste, busca-se reunir trabalhos que debatam e relatem a pecuária e agricultura, como atividades diversificadas que influenciam no setor socioeconômico e no desenvolvimento regional. Esse contexto, compreende estudos produtivos, tecnológicos, sociais e ambientais, desde que beneficiem o espaço rural; a preocupação com a qualidade ambiental e uso racional de recursos naturais será um diferencial.

    Os seguintes eixos guiam esta edição especial:

    1. Produção animal e desenvolvimento rural sustentável: setor em crescimento na economia que exige práticas sustentáveis;
    2. Inovação e tecnologias na reprodução animal: ampliação de produtividade e incremento da eficiência no processo reprodutivo;
    3. Conservação, Morfologia, Citogenética e Reprodução Animal: estudos morfológicos através da anatomia básica, diagnóstico por imagem, citogenética, além de estudos sobre a taxonomia, sistemática, biologia, comportamento e das interações interespecíficas e intra-específicas de grupos zoológicos.
    4. Agroecologia e cadeias produtivas: visões do campesinato, biodiversidade e produção sustentável de produtos de origem vegetal e animal;
    5. Saúde animal, epidemiologia, patogênese e controle de doença de animais e microbiologia dos alimentos: estudos em diagnóstico, epidemiologia, fisiopatologia, controle, tratamento e prevenção das doenças que afetam os animais domésticos e silvestres.
    6. Manejo e conservação de recursos naturais:estudos em ecologia, agroclimatologia, ciências do solo, hidrologia, uso da terra e agricultura planejada.
    7. Uso e conservação de recursos pesqueiros: políticas de conservação, estudos de percepção e monitoramento ambiental da ictiofauna presente em ambiente aquático (doce e salgado).

    A partir desses temas sugestivos, convidamos pesquisadores (discentes e docentes) a contribuírem com seus trabalhos, enriquecendo a obra. A estes ficam consignados os nossos agradecimentos.

    Editores convidados: Thiago Machado da Silva Acioly & Diego Carvalho Viana (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão)

    Saiba mais sobre Edição Especial: Produção Animal e Desenvolvimento Rural Sustentável: abordagens que contribuem para o crescimento da agropecuária brasileira
  • Edição Especial: Importância da pesquisa na Agricultura

    2023-04-30

    I Simpósio da Produção Vegetal: Importância da pesquisa na Agricultura

    I Simpósio da Produção Vegetal é um evento científico organizado pelos discentes e pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O evento ocorre no formato presencial e visa a difusão dos novos avanços científicos e inovações do setor agrícola para estudantes de graduação e pós-graduação, empresas do setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa, produtores rurais e assistentes técnicos. Neste ano, o evento abordará a temática: "Importância da Pesquisa na Agricultura", e contará com a publicação de trabalhos científicos em diferentes áreas temáticas. A comissão científica selecionará os melhores trabalhos submetidos no evento para publicação no formato de artigo científico, em inglês, na Revista de Ciências Agroveterinárias (custos de tradução por conta do evento). O resumos expandidos não premiados serão publicados nos Anais do evento.

    Fonte: https://www.even3.com.br/i-simposio-da-producao-vegetal/

    Saiba mais sobre Edição Especial: Importância da pesquisa na Agricultura