Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- 1. O manuscrito apresenta uma contribuição original e inédita e não está sendo avaliado concomitantemente por outro periódico.
- 2. Dois arquivos separados, redigidos de acordo com todas as exigências deste periódico, estão sendo anexados ao sistema: (i) Carta de Apresentação e (ii) Manuscrito Completo.
- 3. Todas as informações dos autores (Nome completo, E-mail, Filiação, ORCID e País) estão sendo informadas durante o processo de submissão, e estão preenchidas de acordo com as normas deste periódico.
- 4. O autor correspondente declara, quando for o caso, que todos os coautores concordam com as políticas de direito autoral e de declaração de privacidade, e estão de acordo e concordam com a submissão do manuscrito. Que os mesmos também declaram que, todos os princípios éticos e fontes de financiamento, quando aplicáveis, foram devidamente endereçados na carta de apresentação.
Diretrizes para Autores
INFORMAÇÕES GERAIS
_____________________
Artigos redigidos em inglês acompanhados do certificado de revisão do idioma terão prioridade na publicação. Uma simples declaração de um autor cujo idioma nativo é o inglês pode substituir o certificado.
Artigos de Revisão devem ser submetidos exclusivamente em inglês.
Submissões fora das normas serão arquivadas.
_____________________
1. Revista de Ciências Agroveterinárias publica Artigo de Pesquisa (artigo completo), Nota de Pesquisa (nota científica) e Artigo de Revisão (revisão de literatura), incluídos em quatro grandes seções: Ciência de Plantas e Produtos Derivados, Ciência de Animais e Produtos Derivados, Ciência do Solo e do Ambiente e Multiseções e Áreas Correlatas.
1.1. A seção de Ciência de Plantas e Produtos Derivados inclui a publicação de artigos científicos derivados de pesquisa ou revisão de literatura sobre plantas e produtos derivados e a influência direta de fatores abióticos e bióticos sobre seu desenvolvimento e sua produção. As áreas prioritárias da revista são Agronomia e Engenharia Florestal.
1.2. A seção de Ciência de Animais e Produtos Derivados inclui a publicação de artigos científicos derivados de pesquisa ou revisão de literatura sobre animais e produtos derivados e a influência direta de fatores abióticos e bióticos sobre seu desenvolvimento e sua produção. As áreas prioritárias da revista são Medicina Veterinária e Zootecnia.
1.3. A seção de Ciência do Solo e do Ambiente inclui a publicação de artigos científicos derivados de pesquisa ou revisão de literatura sobre solos, processos e propriedades dos solos, conservação do solo e recursos ambientais. As áreas prioritárias da revista são Solos Agrícolas e Florestais e Recursos Naturais.
1.4. A seção de Multiseções e Áreas Correlatas inclui a publicação de artigos científicos derivados de pesquisa ou revisão de literatura (i) em que se realizam estudos envolvendo objetos de seções distintas da revista ou (ii) cujo objeto não está diretamente relacionado com plantas e animais (ou que o foco principal não seja em plantas e animais), mas com fatores abióticos e bióticos que se relacionam com esses organismos (por exemplo, estudos da biologia de insetos, fungos e nematoides, estudos de regulagem de máquinas agrícolas, estudos de tecnologia de aplicação de agrotóxicos, estudos de avaliação de métodos e metodologias etc.). As áreas prioritárias da revista são Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Zootecnia e Engenharia Ambiental.
2. Os manuscritos podem ser redigidos em idioma Português ou Inglês (exceto Artigos de Revisão que devem ser submetidos exclusivamente em inglês). Para artigos em português, há exigência da versão em inglês do título, do resumo, das palavras-chave e do título de figuras e tabelas.
3. O manuscrito deve ser redigido no editor de texto MS-Word (.doc, preferencialmente), folha em formato A4 (21,0 x 29,5 cm), margens de 2,5 cm, em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, com parágrafo automático e justificado. As páginas devem ser numeradas de forma progressiva no canto superior direito e as linhas numeradas sequencialmente.
4. Carta de Apresentação é obrigatória para todos os manuscritos e é de fundamental importância para a avaliação inicial do manuscrito. A Carta de Apresentação deve ser redigida em um arquivo separado, com no máximo 2 (duas) páginas, e conter: (i) Tipo de Artigo e Seção da Revista (de acordo com o item 1); (ii) Área do Conhecimento (informar a área do conhecimento que está inserido o artigo - subáreas podem ser incluídas); (iii) Título do Artigo (em dois idiomas, conforme o item 2, primeira letra maiúscula, e em negrito); (iv) Autores (nomes e afiliações e e-mail do autor para correspondência); (v) Descrição da Importância do Artigo para Publicação (um breve resumo sobre o estado da arte antes da pesquisa e os avanços no conhecimento com o desenvolvimento da pesquisa); e (vi) Potenciais Revisores (nome, instituição e e-mail de dois potenciais revisores para o artigo).
OBS.: Carta de Apresentação deve ser anexada ao sistema como um arquivo PDF intitulado "carta-apresentacao".
5. Artigos de Pesquisa e Artigos de Revisão não têm limite de páginas (recomenda-se até 25 páginas). Notas de Pesquisa devem conter no máximo 10 páginas. Tabelas e figuras são contabilizadas no limite de páginas.
OBS.: Manuscrito Completo deve ser anexado ao sistema como um arquivo de TEXTO intitulado "manuscrito".
6. Em geral:
6.1. A revista considera NOTA DE PESQUISA o artigo de pesquisa original que possui resultados preliminares que permitem uma conclusão de alta relevância imediata, justificando sua publicação, mas que necessita ser validada.
6.2. Não se espera que experimentos únicos de causa-efeito sejam submetidos como ARTIGO DE PESQUISA.
6.3. Não se espera que uma simples revisão da literatura, sem conclusão inédita, seja submetida como ARTIGO DE REVISÃO.
6.4. Dois arquivos devem ser anexados ao sistema de submissão: (i) Carta de Apresentação e (ii) Manuscrito Completo.
6.5. Submissões que NÃO ESTIVEREM DE ACORDO COM AS NORMAS serão arquivadas.
ESTRUTURA DOS ARTIGOS
7. Artigos de Pesquisa devem conter os seguintes tópicos: Título, conciso e objetivo (em dois idiomas, conforme item 2); Resumo, com no máximo 300 palavras (em dois idiomas, conforme item 2); Palavras-chave, no máximo 6 (em dois idiomas, conforme item 2); Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão (pode ser incluída em uma única seção Resultados e Discussão); Conclusão; Agradecimentos (elemento opcional); e Referências (conforme item 16). O título dos tópicos do artigo deve ser escrito em letras maiúsculas e em negrito.
7.1. Para textos em inglês, usar os seguintes títulos de tópico: Title, Abstract, Keywords, Introduction, Material and Methods, Results, Discussion, Conclusion, Acknowledgements e References.
8. Notas de Pesquisa devem conter os seguintes tópicos: Título, conciso e objetivo (em dois idiomas, conforme item 2); Resumo, com no máximo 200 palavras (em dois idiomas, conforme item 2); Palavras-chave, no máximo 6 (em dois idiomas, conforme item 2); Corpo Principal do Texto (não deve conter subdivisões, porém o texto deve ser estruturado na sequência: introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão, podendo conter tabelas e figuras); Agradecimentos (elemento opcional); e Referências (conforme item 16). O título dos tópicos do artigo deve ser escrito em letras maiúsculas e em negrito.
8.1. Para textos em inglês, usar os seguintes títulos de tópico: Title, Abstract, Keywords, Acknowledgements e References.
9. Artigos de Revisão devem conter os seguintes tópicos: Título, conciso e objetivo (em dois idiomas, conforme item 2); Resumo, com no máximo 300 palavras (em dois idiomas, conforme item 2); Palavras-chave, no máximo 6 (em dois idiomas, conforme item 2); Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Agradecimentos (elemento opcional); e Referências (conforme item 16). O título dos tópicos do artigo deve ser escrito em letras maiúsculas e em negrito.
9.1. São aceitos 3 tipos de artigos de revisão: (i) revisão não sistemática, (ii) revisão sistemática e (iii) meta-análise. Revisão não sistemática é aquela em que o autor escolhe artigos de interesse, normalmente de maior impacto, sobre determinado assunto de seu conhecimento, disserta sobre um ou mais pontos específicos (conflitantes ou com pouco conhecimento) e faz suas conclusões. Revisão sistemática é aquela em que o autor seleciona artigos de determinado assunto de interesse global, seguindo critérios específicos de revisão da bibliografia (que devem ser descritos no artigo), disserta sobre um ou mais pontos específicos (conflitantes ou com pouco conhecimento) e faz suas conclusões. Meta-análise é um artigo em que o autor seleciona artigos de determinado assunto polêmico ou com resultados conflitantes, de interesse global, seguindo critérios específicos de revisão da bibliografia (que devem ser descritos no artigo), reanalisa estatisticamente os dados, discute os resultados publicados e os resultados de sua análise e faz suas conclusões.
9.2. O artigo de revisão deverá ser redigido em inglês e sua publicação, após o aceite, fica condicionada à revisão técnica de inglês. O autor deve providenciar particularmente a revisão linguística e apresentar o atestado de revisão do artigo a ser publicado.
9.3. O artigo de revisão, aceito e revisado, será publicado imediatamente na próxima edição da revista, independentemente da fila de artigos a serem publicados.
ELEMENTOS GRÁFICOS
10. Elementos gráficos (gráficos, fotografias e desenhos são desiganados como Figuras, e Tabelas) devem ser incluídos imediatamente após serem citados no texto e numerados sequencialemente (por. ex. Figura 1. Título...; ou Tabela 1. Título...). Figuras devem ser inseridas no corpo do texto a partir de arquivos JPG (300 dpi ou mais).
11. Figuras coloridas são aceitas.
12. Tabelas e figuras devem estar em orientação de retrato, não excedendo os limites da página.
13. Título de tabelas e figuras de manuscritos em português deve também ser fornecido em inglês. Manuscritos em inglês não necessitam da versão em português do título das tabelas e figuras.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
14. O nome dos autores não deve ser incluído no manuscrito, somente no processo de submissão on-line.
15. Citações no Texto:
a) (MOULTON 1978), (DUBEY & PORTERFIELD 1990) ou (MARSH et al. 1998) para três ou mais autores. Esta forma é preferida pela revista.
b) De acordo com TENDER (2000), SANTOS & BARROS (1999) ou MARSH et al. (1998) para três ou mais autores. Esta forma deve ser usada apenas em situações específicas, optando geralmente pela forma acima.
16. Referências:
a) CARVALHO LB, CARVALHO LB & BIANCO MS ou CARVALHO LB et al. para três ou mais autores.
b) O título dos periódicos deve ser completo (não abreviar). A cidade de publicação do periódico e o número da edição não devem ser citados (veja abaixo).
c) Modelos de referências:
Artigos Completos
CARMO M et al. 2017. Portuguese cropland in the 1950s: The transition from organic to chemical fertilization. Scientific Reports 7: 8111.
CHEN Y et al. 2017. Changes in bacterial community of soil induced by long-term straw returning. Scientia Agricola 74: 349-356.
Livros e Capítulos de Livros (devem ser evitados)
DENTON GW. 1990. Iodophors: disinfection, sterilization and preservation. 4.ed. Philadelphia: Lea & Febiger.
CONCANNON PW & DIGREGORIO GB. 1986. Canine vaginal citology. In: BURKE TJ. (Ed.). Small animal reproduction and infertility: a clinical approach to diagnosis and treatment. Philadelphia: Lea & Febiger. p.96-111.
Resumos em Anais de Eventos (devem ser evitados)
GROLLI PR et al. 1993. Propagação “in vitro” de Limonium latifolium Kuntze 15/O. Kuntze. In: 1 Encontro Brasileiro de Biotecnologia Vegetal. Resumos... Brasília: EMBRAPA. p.79.
Teses, Dissertações (devem ser evitadas)
RADUNZ NETO J. 1981. Desenvolvimento de técnicas de reprodução e manejo de larvas e alevinos de jundiá (Ramalia quelen). Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Santa Maria: UFSM. 77p.
Boletim, Circular Técnica, Manual (devem ser evitados)
BECK AAH. 1983. Eficácia dos anti-helmínticos nos nematódeos dos ruminantes. Florianópolis: EMPASC. 10p. (Boletim Técnico 60).
Documentos Eletrônicos (devem ser evitados)
RIBEIRO PSG. 1998. Adoção à brasileira: uma análise sócio-jurídica. São Paulo: Datavenia. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frameartrig.html. Acesso em: 10 set. 1999.
GARDNER AL. 1986. Técnicas de pesquisa em pastagem e aplicabilidade de resultados em sistemas de produção. Rio de Janeiro: UFRRJ. (CD-Rom).
**Para os casos de referências bibliográficas não previstas nos exemplos acima, consultar o editor-chefe da revista.
17. Unidades de medida devem ser descritas de acordo com o Sistema Internacional [porcentagem deve vir junto ao número (10%), enquanto as demais unidades devem vir separadas (10 cm, 30 oC, 2 m s-1 etc.)].
Processo de Submissão
SUBMISSÃO INICIAL
A submissão deve ser feita preferencialmente pelo autor para correspondência, que deve acessar sua conta de autor na página de acesso no menu SUBMISSÕES (Fila).
No painel de controle (página do usuário), o autor responsável pela submissão deve clicar no botão NOVA SUBMISSÃO e prosseguir com o PROCESSO DE SUBMISSÃO EM 5 ETAPAS, conforme descrito a seguir.
No Passo 1 (Início):
- Selecione o IDIOMA DA SUBMISSÃO (Português ou Inglês)
- Selecione a SEÇÃO do periódico – neste caso é o tipo de artigo (Artigo de Pesquisa, Nota de Pesquisa ou Artigo de Revisão)
- Marque os quatro REQUISITOS PARA ENVIO DE MANUSCRITO (se a submissão estiver de acordo com os requisitos)
- Marque ACEITAR A DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE PRIVACIDADE (se os autores concordarem)
- Clique no botão SALVAR E CONTINUAR. Depois disso, uma nova janela será aberta para a segunda etapa
Na Etapa 2 (Transferência do Manuscrito), o autor responsável pela submissão deverá anexar dois arquivos em separado (Carta de Apresentação e Manuscrito Completo):
- Selecione a Carta de Apresentação na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
- Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
- Selecione o arquivo CARTA DE APRESENTAÇÃO (PDF, preferencialmente) no seu computador
- Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
- Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
- Clique no botão ENVIAR UM NOVO ARQUIVO (em 3. Finalização)
- Selecione o Manuscrito Completo na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
- Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
- Selecione o arquivo MANUSCRITO COMPLETO (DOC, preferencialmente) no seu computador
- Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
- Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
- Em sequência, outros arquivos podem ser anexados como materiais complementares, se for o caso (não obrigatório)
- Clique no botão CONCLUIR (em 3. Finalização)
- Clique no botão SALVAR E CONTINUAR
No Passo 3 (Inserir Metadados):
- Digite o TÍTULO DO ARTIGO em dois idiomas (Português e Inglês)
- Digite o RESUMO em dois idiomas (Português e Inglês)
- Adicione coautores, se for o caso, clicando no botão INCLUIR COAUTOR. Para cada autor, uma nova janela é aberta, e o autor responsável pela submissão deve (i) inserir Nome completo, E-mail, País e Afiliação (em inglês e idioma original, se for o caso), (ii) indicar a função do coautor (autor) e (iii) marcar a caixa de seleção correspondente a Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID do contribuidor, caso ORCID não seja vinculado automaticamente. Por fim, clique no botão SALVAR
- Digite o ASSUNTO em dois idiomas (Português e Inglês). O assunto central é a principal área de conhecimento em que o manuscrito está inserido (subáreas podem ser incluídas)
- Digite as PALAVRAS-CHAVE em dois idiomas (Português e Inglês). Para isso, digite cada palavra-chave separadamente e pressione Enter no teclado para incluir cada uma na lista de palavras-chave
- Informe as AGÊNCIAS DE FOMENTO (se houver) em dois idiomas (Português ou idioma original e Ingles, se for o caso)
- Clique no botão SALVAR E CONTINUAR
No Passo 4 (Confirmação)
- Clique no botão FINALIZAR SUBMISSÃO. Depois disso, uma nova janela é aberta para finalizar a quarta etapa
- Clique no botão OK
No Passo 5 (Próximos Passos), o autor responsável pela submissão recebe a confirmação que sua submissão está completa
Requisitos e normas para submissão estão descritos no Menu Submissões.
SUBMISSÃO DE VERSÃO CORRIGIDA
No Passo 2 (Transferência do Manuscrito), o autor responsável pela submissão deve anexar dois arquivos separados (Carta Resposta e Manuscrito Completo):
- Carta Resposta é resposta dos autores às recomendações dos avaliadores e do editor na qual os autores devem apontar as correções feitas na versão original de acordo com a recomendação do editor. Se alguma recomendação for rejeitada pelos autores, deve ser apresentada a justificava
- Manuscrito Corrigido, neste caso, é o manuscrito corrigido, contendo todas as alterações feitas na versão original com base na recomendação do editor. Nesta etapa, o manuscrito original deve ser substituído pela versão corrigida. Autores podem combinar ambas versões, desde que indentifiquem as rodadas para facilitar a revisão.
Para isso, o autor responsável pela submissão deve seguir as seguintes subetapas durante a Etapa 2:
- Selecione a Carta Resposta na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
- Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
- Selecione o arquivo CARTA RESPOSTA (PDF, preferencialmente) no seu computador
- Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
- Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
- Clique no botão ENVIAR UM NOVO ARQUIVO (em 3. Finalização)
- Selecione o arquivo correspondente ao MANUSCRITO COMPLETO na lista SE VOCÊ ESTIVER CARREGANDO UMA REVISÃO DE UM ARQUIVO EXISTENTE, POR FAVOR, INDIQUE QUAL ARQUIVO. Depois disso, o Manuscrito Completo original é selecionado automaticamente na lista Componentes do Artigo
- Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
- Selecione o arquivo MANUSCRITO COMPLETO corrigida (DOC, preferencialmente) no seu computador
- Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
- Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
- Clique no botão CONCLUIR (em 3. Finalização)
- Clique no botão SALVAR E CONTINUAR
Alterações nos metadados podem ser feitas, mas somente se o editor solicitar.
Declaração de Direito Autoral
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.