Análise envoltória de dados (DEA) como recurso de avaliação em cursos de Ciências Agrárias
Palavras-chave:
ensino, avaliação, análise DEA.Resumo
Este trabalho aborda a importância da disciplina de Eficiência Agropecuária e Planejamento para os cursos de Ciências Agrárias, com alguns conceitos básicos sobre análise DEA (data envelopment analysis). Objetivou avaliar a eficiência relativa das notas, coeficiente de rendimento e faltas dos alunos que cursaram a disciplina, por meio da análise DEA, junto à UNESP – Ilha Solteira, Brasil. Metodologicamente, foram escolhidos o modelo BCC e a orientação output, de forma a considerar a maximização de notas e coeficiente de relação (outputs), dada as faltas registradas (input), para 27 alunos. Observou-se uma redução em 27,14% da média geral entre os alunos, comparativamente à classe de melhor eficiência, concomitantemente ao coeficiente de rendimento, em 9,84%; e que as diferenças entre alvos e dados atuais de registro demonstram a relação que as variáveis possam tornar eficientes, representando os outputs ideais. Conclui-se que a análise DEA demonstrou ser uma importante ferramenta para avaliar a disciplina, servindo como referência aos docentes para estabelecer metas que incentivem a possuírem um melhor padrão de desempenho acadêmico, extensivo também para outras disciplinas.Downloads
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Publicado
2015-08-13
Como Citar
SABBAG, O. J.; GONÇALVES, H. J. L.; PERALTA, D. A. Análise envoltória de dados (DEA) como recurso de avaliação em cursos de Ciências Agrárias. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 2, p. 178-185, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5903. Acesso em: 30 mar. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Áreas Correlatas
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