Mesofauna de solo construído em área de mineração de carvão
Palavras-chave:
bioindicadores, fauna edáfica, análise multivariada.Resumo
O objetivo foi avaliar a presença da mesofauna edáfica em solos construídos após a mineração de carvão a céu aberto na região de Lauro Müller, SC, Brasil. Utilizou-se a área experimental da Mina do Apertado e duas áreas de referência (campo naturalizado e mata nativa). A fauna do solo foi coletada utilizando-se de um cilindro metálico de 17 cm de diâmetro, na profundidade de 5 cm, e a extração foi realizada pelo método de Berlese modificado, seguido da identificação dos organismos. A mesofauna foi avaliada pela densidade de indivíduos e riqueza de grupos submetidos à análise de variância e análise multivariada dos dados através da análise de correspondência. Ao total foram encontrados 19 táxons, sendo que Acari, Collembola e Formicidae apresentaram as maiores densidades. A análise de correspondência evidenciou clara separação dos locais antropizados (Mina do Apertado e campo naturalizado) da área de referência (mata nativa). Os modelos de recuperação da Mina do Apertado apresentaram grupos semelhantes à referência mata nativa, satisfazendo os serviços do ecossistema prestados por eles, promovendo um ambiente adequado para os grupos da mesofauna edáfica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-11
Como Citar
OLIVEIRA FILHO, Luís Carlos Iuñes; BARETTA, Dilmar; VIAPIANA, Cristiane Manfroi; SANTOS, Julio Cesar Pires. Mesofauna de solo construído em área de mineração de carvão. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 1, p. 55–64, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5736. Acesso em: 4 out. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.