Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design é uma iniciativa interinstitucional de programas de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem).
Preocupada com a difusão científica no campo do Ensino Superior, especialmente para a formação dos profissionais e professores em Artes, Moda e Design, a revista visa a socializar ao mundo acadêmico, através de trabalhos inéditos, as mais distintas investigações no âmbito do Ensino Superior, proporcionando o diálogo entre práticas e teorias aplicadas à formação dos profissionais das áreas em questão.
Por meio dos trabalhos difundidos por esta Revista, tem-se a presunção de aproximar realidades de ensino diversas e discutir em profundidade possibilidades teóricas aplicadas ao experimento educativo. Desse modo, professores e pesquisadores poderão dar visibilidade a seus trabalhos e atividades desenvolvidos e em diálogo com a temática central do periódico.
A revista é organizada em duas seções: “Dossiê” e outra intitulada “Aberturas Transversais”. Aceitamos artigos em português, espanhol, inglês, francês e italiano. O artigo em idioma estrangeiro, deverá ter, sendo aprovado, um resumo expandido em português.
Os temas dos dois dossiês anuais são definidos com um ano de antecedência e sua organização é confiada a especialistas das temáticas. Para a seção Aberturas Transversais, os textos poderão vir sob a forma de: a) artigo, b) relatos de experiências, c) entrevista com educadores e/ou teóricos e, d) resenha de livros.
A cada ano é lançada uma edição especial com os apresentadores de comunicações orais e conferências do Colóquio Nacional de Moda e do Fórum de Escolas de Moda que foram selecionados pelos coordenadores dos grupos de trabalho e editores desta revista.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos (artigos) enviados à Revista serão submetidos ao seu Conselho Consultivo para avaliação, que será desenvolvida em duas etapas: na primeira, serão verificadas as adequações às normas da Revista, a partir da qual se procede a segunda, que é a leitura e análise do conteúdo por parte de especialistas. Todas as avaliações serão feitas por pares em avaliação cega; em caso de discordância de parecer final, um terceiro avaliador será acionado. Os editores reservam-se o direito de selecionar artigos estrangeiros considerados relevantes e fazer a sua publicação na versão original e traduzida.
Os editores se reservam o direito a rejeitar as submissões com conteúdo significativamente similar (plágio) a outras obras publicadas.
Este periódico é membro do Similarity Check, iniciativa lançada pela Crossref que reúne vários periódicos com o objetivo de proteger a originalidade dos conteúdos que publicam.
A Verificação de Similaridade usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes.
Ao depositar todo o nosso conteúdo na base de dados da Verificação de Similaridade, permitimos que outros editores comparem seus textos submetidos com aqueles publicados anteriormente.
Periodicidade
A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design passou, a partir de 2022 a ser publicada em contínuo.
Sendo seus prazos para submissão nos dossiês 28/02, 30/06 e 30/10, sendo previstas, respectivamente, as publicações em fevereiro, junho e outubro de cada ano dos dossiês e da edição especial nos volumes consolidados.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Políticas de Preservação Digital
A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design é hospedada no Portal de Periódicos Udesc, o que garante a preservação de seu conteúdo digital por meio do Open Journal System, a partir do sistema PKP PN. A recuperação dos dados está garantida por meio de backups periódicos realizados pela Udesc. O conteúdo também é preservado pela Rede Cariniana, a qual faz parte do programa LOCKSS.
Princípios éticos e boas práticas
A publicação é parte da pesquisa acadêmica e científica das áreas de conhecimento que a Revista abrange.
O periódico desenvolve seu trabalho conforme princípios éticos e de respeito à cultura acadêmica e intelectual, baseados nas recomendações de boas práticas da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e do Commitee on Publication Ethics (COPE). Tais princípios devem ser observados por todas as partes envolvidas na publicação: editores, autores e avaliadores.
Deveres do editor
- Avaliar manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico e perspectivas teóricas dos autores, e sem se deixar influenciar pela obtenção de vantagens pessoais, comerciais ou de fontes de receita.
- Manter em sigilo toda e qualquer informação sobre os trabalhos submetidos, exceto em relação aos avaliadores e a equipe editorial.
- Decidir, em última instância, quais trabalhos serão publicados, adotando como critério de decisão as diretrizes e as normas do periódico e considerando (mas não sendo obrigado a acatar) a avaliação dos pareceristas.
- Não usar em pesquisas próprias, sem consentimento expresso e por escrito dos autores, informações contidas em manuscritos submetidos ao periódico.
- Recusar a avaliação de manuscritos em relação aos quais se configure conflito de interesses devido a questões competitivas, colaborativas ou de outra natureza, por meio de relacionamento do editor com autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.
- Acolher reclamações sobre aspectos éticos ou de conteúdo incorreto a respeito de manuscritos submetidos ou trabalhos publicados. Tomar as medidas necessárias, de acordo com as recomendações da Abec e do Cope, para o tratamento das reclamações apresentadas.
Deveres dos Pareceristas:
- Conhecer o perfil do periódico, suas diretrizes e normas de publicação.
- Auxiliar a equipe editorial na tomada de decisão sobre a publicação de manuscritos submetidos ao periódico, por meio de avaliação dos trabalhos e recomendação de melhoria aos autores.
- Notificar imediatamente a equipe editorial sobre: a) sua disponibilidade ou não para fazer as avaliações para as quais foi convidado; b) impossibilidade de cumprimento de prazos de avaliação; c) conflito de interesses manifestado por qualquer aspecto relativo ao manuscrito; d) não qualificação para a avaliação do manuscrito.
- Avaliar os manuscritos com objetividade e clareza, expressando críticas ou recomendações apoiadas em argumentos, levando em conta as delimitações teórico-metodológicas explicitadas no trabalho.
- Avaliar manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico e perspectivas teóricas dos autores, e sem se deixar influenciar pela obtenção de vantagens pessoais, comerciais ou de fontes de receita.
- Tratar os manuscritos como documentos sigilosos. Não mostrar, discutir ou comentar com terceiros os trabalhos em avaliação, nem pessoalmente e nem por meio de postagens (mesmo que não identificadas) em sites de redes sociais.
- Não usar informações privilegiadas obtidas por meio de avaliação dos manuscritos para proveito pessoal.
- Recusar a avaliação de manuscritos em relação aos quais se configure conflito de interesses devido a questões competitivas, colaborativas ou de outra natureza, por meio de relacionamento com autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.
- Os avaliadores receberão declaração comprobatória das avaliações realizadas e terão seu nome publicado em nominata na última edição do ano.
Deveres dos Autores:
- Submeter trabalhos originais, que não estejam em processo de submissão a outros periódicos ou eventos. A equipe editorial, a seu exclusivo critério, pode considerar a publicação de versões notadamente modificadas e atualizadas de trabalhos apresentados e/ou publicados em anais de eventos, bem como de manuscritos publicados em servidores de preprint. Nestes dois casos, a situação deve ser informada à Equipe Editorial antes ou durante o processo de submissão, sob o risco de o manuscrito ser automaticamente recusado.
- Observar intervalo de 8 meses entre a publicação de um trabalho e a submissão de outro manuscrito.
- Elaborar trabalhos que apresentem um relato claro e preciso da pesquisa realizada ou da discussão teórica proposta, explicitando objetivos e conclusões obtidas. Apresentar dados, métodos, processos, fontes e referências que possibilitem a reprodução ou a conferência da pesquisa.
- Certificar-se de que o manuscrito não apresenta declarações fraudulentas, intencionalmente imprecisas ou distorcidas, pois implicam recusa imediata do manuscrito ou exclusão da publicação.
- Certificar-se de que as ideias, conceitos e falas de outras fontes e autores, mencionados ou discutidos no manuscrito, estão claramente apresentadas como citações diretas ou indiretas e corretamente referenciadas segundo as Normas do periódico, para que incorreções desta ordem não sejam categorizadas como plágio. Qualquer forma de plágio, incluindo o autoplágio, constitui um comportamento editorial antiético e inaceitável.
- Usar imagens, documentos e qualquer outra informação privada ou concedida em particular apenas se tiver obtido permissão explícita e por escrito das fontes ou dos detentores dos direitos autorais, quando estes se aplicarem.
- Apresentar, no momento da submissão, quando for o caso, autorização do Comitê de Ética da instituição à qual o autor do manuscrito esteja vinculado ou à qual a pesquisa esteja vinculada.
- Informar, no momento da submissão, dados e metadados de todos os autores, incluindo link do currículo Lattes e identificador ORCID. O trabalho pode ser assinado por até no máximo quatro autores, e o primeiro informado é considerado o autor correspondente.
- Ler, aceitar e atender as Condições de submissão no sistema do periódico, no momento do processo de submissão.
- Divulgar todas as fontes de apoio financeiro à pesquisa ou ao projeto relatados no manuscrito, incluindo bolsas de pós-graduação de agências de fomento.
- Informar imediatamente se descobrir erro significativo ou imprecisão em trabalho seu que tenha sido publicado, bem como cooperar para correção o artigo.
- Desde que cumpridas as normas e diretrizes da revista e os manuscritos sigam para avaliação, os autores têm direito de receber avaliações consistentes sobre o manuscrito submetido, redigidas de forma objetiva e polida, e que constituam contribuição efetiva para a pesquisa e para a formação do pesquisador.
- Os autores têm amplo direito à defesa em caso de acusações de plágio, atitude antiética ou infração de boas práticas.
Informações adicionais:
- A revista utiliza sistema de controle de plágio nos artigos submetidos. Os artigos poderão ser submetidos à análise a partir de softwares de controle de plágio.
- A Revista é editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina e NÃO HÁ COBRANÇA DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (no charges).
- O tempo médio previsto para o processo avaliativo (considerando desde o recebimento, avaliação e aprovação final do artigo) é de 3 meses. Em casos específicos, este período pode ser encurtado ou alargado.
Histórico do periódico
A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, nasce em 2017, como um periódico organizado a partir de parcerias entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará, o Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco e, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco, sob o patrocínio da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, em especial sua diretoria de Ensino.
Este periódico visa a socializar ao mundo acadêmico, através de trabalhos inéditos, as mais distintas investigações no âmbito do Ensino Superior, proporcionando o diálogo entre práticas e teorias aplicadas à formação dos profissionais das áreas em questão.
A partir de 2022 a revista transformou sua periodicidade em fluxo contínuo, mantendo os dois dossiês temáticos anualmente e uma edição especial "Colóquio de Moda".
SPONSORS
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina
Programas de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda ABEPEM, em especial sua diretoria de Ensino.
- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina
- Programas de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará
- Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco
- Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda