Do Ritornelo a Lugar nenhum

Zilá Maria Muniz

Resumo


 

Este estudo relaciona os conceitos de Ritornelo e Fabulação como suporte para refletir sobre a dramaturgia e a articulação do material desenvolvido ao longo dos ensaios na montagem do espetáculo Lugar nenhum do Ronda Grupo. O Ritornelo conceito desenvolvido por Gilles Deleuze e Felix Guatarri, apresenta o movimento circular operado por seus três aspectos, o que direcionou de forma precisa o trabalho como a sensação, a percepção e a memória, aspectos fundamentais no processo de composição. Discute a ética da experimentação do abandono, daquilo que tenciona a fuga, fazendo da filosofia uma pragmática de dispersão contínua e da dança outro eixo de experimentação. Por fim, descreve como as possibilidades de circular pelas histórias pessoais e pelas sensações, do que estas fazem com o movimento no momento que é dançado e as imagens, que são primordialmente internas ao longo do processo de criação, transbordaram para a cena. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102252015189



Direitos autorais



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.