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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

 

I – Aspectos Gerais

1. A revista Móin-Móin é uma publicação semestral. Com previsão de publicação nos meses de julho e dezembro de cada ano.

2. A revista é dirigida pela Editoria, composta pelos Editores-gerentes, Editores e Comitê Consultivo. Aos Editores-gerentes cabe a definição das políticas editoriais a supervisão de todo o processo editorial e a prospecção de fontes de financiamento para a revista. A escolha das abordagens estabelecidas no âmbito dos dossiês também cabe aos Editores-gerentes, com a ajuda do Comitê Consultivo. Os Editores efetuam a designação de pareceristas para as submissões, a comunicação com os autores, a gestão dos indexadores, a aplicação das normas e do regulamento editorial e a garantia de correta observância da revisão gramatical e da manutenção da uniformização editorial.

3. A revista Móin-Móin publica, exclusivamente, textos inéditos - artigos, relatos, traduções, entrevistas - resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de Teatro de Animação/Formas Animadas e campos associados. Os textos podem ser escritos em português ou em espanhol. A revista também aceita originais em outros idiomas de autores estrangeiros e providencia versões para o português para publicação bilíngue.

4. O(s) autor(es) deve(m) ter, preferencialmente, o título de doutor, aceita-se, contudo, doutorandos, mestres e mestrandos, sendo que estes últimos devem públicar em conjunto com um doutor. Artistas reconhecidos por seus pares, em sua área de atuação também podem publicar artigos e/ou relatos na revista, mesmo que os mesmos não possuam titulação acadêmica, ou possuam apenas graduação. Com isso passamos a reconhecer o artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo artístico.

5. Submissões poderão ser arquivadas pela Editoria no caso de os autores responsáveis não responderem aos pareceres em até seis meses.

 

III – Avaliação pelos pares (Peer Review)

6. Desde que atendam às especificações formais relacionadas abaixo, as propostas de contribuição (artigos, relatos, traduções e entrevistas) passarão por uma triagem inicial, feita pela Editoria da Móin-Móin.

7. Passando por essa triagem inicial, as propostas de contribuição entrarão em processo de avaliação de mérito, durante o qual serão submetidas a dois pareceristas ad hoc (especialistas na área ou temas em questão), que resguardará o anonimato entre avaliadores e autores.

8. Os pareceres e as propostas de contribuição serão apreciados, em conjunto, pelos editores. Havendo pareceres conflitantes, recorrer-se-á a um terceiro parecerista ad hoc. Dessa apreciação, resultará a aprovação ou reprovação da proposta de contribuição e, eventualmente, a solicitação ao autor de reformulações que atendam às críticas e sugestões dos pareceristas. Caso ocorra esse pedido de reformulação, o autor terá o prazo de 15 dias para apresentar uma nova versão da proposta de contribuição, que será avaliada novamente, tanto pela Editoria como pelos pareceristas que sugeriram as alterações.

9. A cada dois anos, a Editoria efetuará um balanço do rendimento dos membros do Comitê de Pareceristas, levando em consideração aspectos como: disponibilidade em atender as demandas da Editoria; agilidade na emissão de pareceres; qualidade dos pareceres emitidos; eventuais contribuições à política editorial; manutenção do currículo Lattes pessoal atualizado.Pareceristas que receberem indicação de baixo desempenho poderão ser automaticamente descredenciados.

IV – Normas para a submissão de artigos, relatos, traduções e entrevistas

10.  Os textos devem ser encaminhados para o sistema SEER (http://www.http://revistas.udesc.br/index.php/moin) no qual os dados dos autores devem ser inseridos somente no formulário do sistema, inclusive deve ser indicado o endereço eletrônico e a sua biografia de até três linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas e artísticas. O arquivo com o artigo e relato deve estar livre de quaisquer tipos de identificação, seja pelo nome dos autores digitado no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possam deduzir a autoria. Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anônimo, basta mencionar isso nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online. A Editoria responderá ao remetente, confirmando o recebimento do arquivo.

11. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

12. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

13. Todas as propostas de contribuição devem estar em editor de texto Microsoft Word (formato DOC) ou compatível, com fonte Arial tamanho 12 e espaço 1,5. Com título em negritoe em minúsculo.

14. Os artigos, relatos, traduções e entrevistas podem ter entre 8 (oito) e 15 (quinze) laudas e o arquivo deve ser limitado a 2 MB.

15. O arquivo deve apresentar o título (com no máximo 100 caracteres), resumo (entre 400 e 700 caracteres) e até cinco palavras-chave; título em inglês, abstract e até cinco keywords (com as mesmas dimensões).

16. As notas devem ser colocadas no rodapé e a referências ao final do texto.

17.  As citações de até três linhas devem vir entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três linhas devem vir destacadas, em letra 11, sem aspas e sem itálico, com recuo à esquerda de 4 cm. As intervenções feitas nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação devem ser marcadas por reticências entre parênteses.

18. Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico.

19. A inserção de citações, no artigo, em língua não portuguesa ou espanhola, deve aparecer no corpo do texto em português e em nota de rodapé o texto na língua original, acrescido do nome do tradutor.

20.  Referências: devem ser apenas referentes aos textos citados no trabalho. A palavra Referências deve estar em minúscula, negrito.

21. As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Silva, 1997) ou (Silva, 1997, p.452). Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Silva, 1997a, p.452).

22.  Caso os artigos incluam fotos, desenhos ou materiais gráficos da autoria de terceiros, é indispensável indicação da fonte ou da autoria da imagem. O material deverá vir acompanhado de legendas de identificação. As fotos devem ter boa qualidade e devem ser enviadas com, no mínimo, 300 dpi

23. O envio do artigo original implica na autorização para publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0 e será publicada na revista Móin-Móin digital.

24. A revista não aceita contribuições que tenham sido submetidas a mais de um periódico simultaneamente. Se houver alguma chance de a submissão estar sendo avaliada por outro periódico, a comunicação à Editoria deve ser imediata.

25.  As citações bibliográficas das notas de rodapé e da bibliografia final devem seguir as normas da ABNT-NBR 6023, exemplificadas abaixo.

Alguns exemplos

. Livro:

VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memória Urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.

• Capítulo de livro:

CHARTIER, Roger. Editar Shakespeare. In: PARANHOS, Kátia (Org.) História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 15-33.

 • Dissertação e tese:


XAVIER, Jussara Jinping. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas. Florianópolis, 2012. Tese (Doutorado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

• Artigo de periódico:

ROPA, Eugenia Casini. A dança urbana ou sobre a resiliência do espírito da dança. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 113-121, 2012.

 

• Artigo de jornal:

ALVES, Uelinton Farias. A experiência teatral do poeta Cruz e Souza. Suplemento Cultural de Santa Catarina - Ô Catarina,  Florianópolis, dez. 2013, p. 9
.

• Trabalho publicado em anais:

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: VI CONGRESSO ABRACE, 2010. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo, p. 1-5.

• Publicação on-line – Internet:

RADRIGÁN, Valeria. Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. Telondefondo: Revista de teoria y critica teatral, Argentina, n. 15, jul. 2012. Disponível em: http://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/21/numero15/. Acesso em: 22 abr. 2014.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo públicado na revista Móin-Móin mencionar a referida publicação da seguinte forma:

"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Móin-Móin em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/móin"

Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.

Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)

 

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