Painéis de formatura do acervo do Museu da Escola Catarinense: um arquivo aberto
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914232019176Palavras-chave:
Painéis de formatura, Museu da Escola Catarinense, Arquivo aberto, História da educação em Santa CatarinaResumo
Relata a preservação de um patrimônio cultural catarinense ligado à Educação e que se constitui em fonte de pesquisa, pois se tratam de materiais que não estão restritos aos suportes tradicionais de documentação histórica, mas estão repletos de histórias para contar. O problema central deste trabalho é apresentar um processo de documentação inicial de recuperação dos painéis, indicando caminhos de pesquisa em aberto, a partir de uma pesquisa básica, bibliográfica e documental. Os painéis de Formatura do acervo do Museu da Escola Catarinense constituem arquivos recentemente recuperados, que contribuirão para a História da Educação em Santa Catarina, mesmo sendo considerados como fontes acessórias, possuem capacidade de contribuir para configurar a cultura e descrever subjacentes lógicas institucionais.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
COELHO JUNIOR, Nelson Maurilio. Relicários de um tempo: os quadros de formatura do Colégio Coração de Jesus 1922 -1929 (contribuições para o estudo da história da educação em Santa Catarina). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006d/00006dc0.pdf. Acesso em: 26 jul. 2019.
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS (Florianópolis). Universidade Federal de Santa Catarina. Histórico. [201-]. Disponível em: http://ccj.ufsc.br/historico/. Acesso em: 30 jul. 2019.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Florianópolis: UFSC, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
FARIA, Juliano Espezim Soares; SANTOS, Ademir Valdir dos; VALLE, Ione Ribeiro. A Matemática como disciplina da Academia de Comércio de Santa Catarina. Alexandria, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 3-21, nov. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/viewFile/38213/29117. Acesso em: 26 jul. 2019.
GREENBLATT, Stephen. O novo historicismo: ressonância e encantamento. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 244-261, dez. 1991. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2323/1462. Acesso em: 26 jul. 2019.
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [São Francisco, CA: Wikipedia Foundation, 2019]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_contabilidade_no_Brasil. Acesso em 29 jul. 2019.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.
PETRY, Eduardo. Academia de Comércio de Santa Catarina. In: PETRY, Eduardo. Blog Santa Catarina antiga, [s.l.], 30 maio 2013. Disponível em: http://santacatarinaantiga.blogspot.com.br/2013/05/academia-de-comercio-de-santa-catarina.html. Acesso em: 26 jul. 2019.
SANSON, João Rogério; NICOLAU, José Antônio. Do ensino de técnicas comerciais ao ensino de economia em Santa Catarina. Análise: Revista de Administração da PUCRS, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 297-312, jul./dez. 2006. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/face/article/viewFile/311/248. Acesso em: 26 jul. 2019.
SANTA CATARINA. Universidade do Estado de Santa Catarina. Governo de Santa Catarina. Escola Normal Catharinense. 2014. Disponível em: http://www1.udesc.br/?id=2035. Acesso em: 31 jul. 2019.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 152-178.
VIEIRA, Amazile de Hollanda. O Instituto Polytechnico no contexto sócio-cultural catarinense. Florianópolis: A&P, 1986.
WERLE, Flavia Obino Corrêa. Ancorando quadros de formatura na história institucional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/28/textos/GT02/GT02-322--Int.rtf. Acesso em: 26 jul. 2019.
WERLE, Flavia Obino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei, NASCIMENTO, Maria Isabel (org.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 13-35.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.