Grupo Teatral Desencanto de Trindade, Goiás: entre cenas, reuso e sustentabilidade

Poliene Soares dos Santos Bicalho, Nélia Cristina Pinheiro Finotti, Josana de Castro Peixoto

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar como as ações de sustentabilidade são utilizadas no processo de produção dos figurinos do Grupo Teatral Desencanto. Este grupo iniciou suas atividades no ano de 1988 e, desde então, organiza os principais movimentos culturais da cidade de Trindade, em Goiás, e se apresenta em eventos regionais, nacionais e internacionais. O Desencanto trabalha com várias questões sociais, seja nos processos de construção das vestimentas, nas apresentações culturais ou na qualificação profissional. O problema deste artigo desenrolou-se em torno da seguinte questão: como as ações de sustentabilidade são utilizadas no processo de produção dos figurinos do Grupo Teatral Desencanto? A metodologia seguiu a abordagem qualitativa e interpretativa, associada à pesquisa bibliográfica e ao estudo de caso.  A relevância da pesquisa situa-se na perspectiva de fomentar reflexões que contribuam para uma melhor compreensão da sustentabilidade na construção de figurinos teatrais. A análise permite afirmar que, durante o processo de criação e produção dos figurinos, acessórios, alegorias e cenários, o Grupo desenvolve ações sustentáveis, em sua maioria de forma inconsciente, já que as pratica tendo em vista o viés financeiro, para a economia de recursos.  


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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/25944630332019113

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