O silêncio e a (des)honra de Lavínia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102212013086Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a representação no cinema de duas cenas da peça Tito Andrônico, de William Shakespeare, quais sejam: o estupro de Lavínia, por Quíron e por Demétrio, e sua morte pelo próprio pai, Tito. Ao comparar o texto do dramaturgo inglês à versão cinematográfica da peça – o filme Titus, de Julie Taymor –, destacaremos que, se por um lado, a renomada diretora mostrou bastante cuidado com a construção da cena do estupro, de tal maneira que o público não sentisse nenhuma sensação de deleite no ato, por outro, não pôde, na cena do assassinato de Lavínia, fugir ao modelo da bela morte sacrifical da figura feminina em nome da honra familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)