Dança como cena-grafia do saber
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102192012103Resumo
O presente artigo discute o lugar da dança contemporânea nocampo dos saberes humanos. Esboça a relação entre dança e escrita enquanto tentativa de fixar o momento efêmero da dança e oferecê-lo enquanto conhecimento objetivado. Contra essa tentativa, o ensaio mostra como a dança contemporânea coloca seus saberes enquanto gestos de desdefinições em relação aos campos fixos dos saberes humanos. Propõe o saber da dança como um espaço de experiências e vivências cujo objetivo é colocar em xeque tanto uma lógica estável das
linguagens cênicas quanto uma posição fixa do observador, para tornar perceptíveis os parâmetros de orientação inscritos em uma situação cultural e cênica. Os saberes da dança revelam, assim, sua afinidade com outras mudanças paradigmáticas no campo dos saberes científicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)