Corporalização: BMC em Dança

Autores

  • Lela Queiroz Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102192012041

Resumo

A partir de imbricações entre corpo e criação, o artigo busca propor que o método BMC por corpomente, sistemas integrados e princípios evolutivos de movimentos operam diretamente ligados, contribuindo como  metodologia alternativa em performance em Dança. A pesquisa, que conta com o apoio das Ciências cognitivas e evolutivas, visa mostrar como embodiment se tece no campo do desenvolvimento e apresenta modos de investigação em dança contemporânea. O laboratório de pesquisa foi iniciado com Bolsa recém doutor Capes 2008 e por projetos da UFBA (2009-12). 

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Biografia do Autor

Lela Queiroz, Universidade Federal da Bahia

Pesquisadora da área de dança, com ênfase nos temas cognição e conscientização. Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Dança da UFBA, praticante BMC e formada em Educação Somática pelo Movimento, EU A e Alemanha 1999/2002- 2005/2006. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PU C/SP. Integra a RedSul. Coreógrafa e artista performer em intervenções públicas, Prêmios Sesc Movimentos de Dança 1989/1993. Prêmio Dança Contemporânea SP/2003-2004 desenvolve Projetos de extensão e pesquisa na UFBA 2009-2012 Interação cognitiva BMC - Dança - Escola. Lidera o grupo de Pesquisa DC-3 no CNPQ. Coordena os grupos de pesquisa e estudos, Corpo, artes e Performance e Dança, comunicação e ciência. Contato: leladancai@gmail.com

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Publicado

2019-12-07

Como Citar

QUEIROZ, Lela. Corporalização: BMC em Dança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 039–049, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012041. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3189. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo e Movimento