A poética dos cacos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e301Palavras-chave:
artes cênicas, autoficção, arte/pesquisa, escrita performativaResumo
O autor desse texto reflete sobre o processo criativo do espetáculo “Erradicação”, realizado por ele sob a direção de Naomi Silman (Lume Teatro) em 2024. Esta análise permite também uma reflexão sobre a questão da memória, da autoficção e dos métodos alternativos de escrita científica, que permitem uma relação entre o criador e o pesquisador num só processo de arte/pesquisa. A obra oscila entre os elementos biográficos do autor-errante, autoficção inspirada nos passos do seu caminho erradicado entre as culturas e diferentes estados sociais. Esse texto é constituído pelas memórias viajantes, os relatos de desfragmentação e as estratégias de reescrita de si pelo processo artístico.
Downloads
Referências
COLLA, Ana Cristina. Caminhante, Não há caminhos. Só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Contrapontos, Vol. 10 - n.3 - p. 321-326 / set-dez 2010.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo, Rio de Janeiro, 34/Universidade Cândido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
GLISSANT, Edouard. Poética da Relação. Trad. Marcela Vieira, Eduardo Jorge de Oliveira, Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.
GOMBROWICZ, Witold, “Dziennik 1961-1963”, em „Dziennik 1953-1969” wyd. Wydawnictwo Literackie, Warszawa, 2013.
SANTIAGO, Silviano. Uma leitura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
ROACH, Joseph. Cities of the Dead. Circum-Atlantic Performance. New York: Columbia University Press, 1996.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)