Partituras do corpo: um panorama da escrita coreográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e119

Palavras-chave:

notação coreográfica, captura do movimento, escrita do corpo, William Forsythe

Resumo

Das rudimentares notações coreográficas, criadas a partir do século XV, aos métodos digitais mais recentes de captura do movimento, observa-se, de um lado, a alternância entre presença e ausência da figura humana e, de outro, o desenvolvimento de uma escrita do movimento que, partindo do nobre intuito de preservação e transmissão, acaba às vezes valendo por si só, como resultado parcial de um processo de criação. Ao abordar problemas de escrita próprios à música e à dança, percebe-se na obra de William Forsythe um duplo sentido no emprego da partitura: conduzindo da obra à notação e da notação à obra.  

Downloads

Biografia do Autor

Cristian Borges, Universidade de São Paulo

Doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Mestrado  em Cinema pela Universidade de Bristol, ambos com bolsa da CAPES. Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP).

Isis Gasparini, Universidade de São Paulo

 

Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes pela USP. Bacharel em  Artes Plásticas pela FAAP.  

 

Referências

ANDERSON, Jack. Idealists, materialists, and the thirty-two fouettés [1975]. In: COPELAND, Roger; COHEN, Marshall (Org.) What is dance? Readings in Theory and Criticism. Oxford/ Nova York/ Toronto/ Melbourne: Oxford University Press, 1983, p. 410-419.

BAZIN, André. Por um cinema impuro - defesa da adaptação [1952]. In: O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014, p. 113-135.

CULLIN, Olivier. Laborintus: essais sur la musique au Moyen Âge. Paris: Fayard, 2004.

DUICU, Dragos. Phénoménologie du mouvement: Patočka et l’héritage de la physique aristotélicienne. Paris: Hermann, 2014.

EISENSTEIN, Serguei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

FORSYTHE, William (et alii). Synchronous objects. Columbus, Ohio: mar 2009. https://synchronousobjects.asc.ohio-state.edu/SODanceDataObjectsEssays.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.

GASPARINI, Isis. William Forsythe: encontros entre dança, cinema e artes visuais. Fórum Permanente, 2017. https://www.forumpermanente.org/rede/vertices-vetores-e-dialogos/william-forsythe. Acesso em: 16 set. 2024.

GUEST, Ann Hutchinson. Dance notation: the process of recording movement on paper. Londres: Dance Books, 1984.

GUEST, Ann Hutchinson. Labanotation: the system of analyzing and recording movement. Nova York: Routledge, 2005.

GOODMAN, Nelson. The role of notations [1968]. In: COPELAND, Roger; COHEN, Marshall (Org.) What is dance? Readings in Theory and Criticism. Oxford/ Nova York/ Toronto/ Melbourne: Oxford University Press, 1983, p. 399-410.

HALL, Fernau. Dance notation and choreology [1964]. In: COPELAND, Roger; COHEN, Marshall (Org.) What is dance? Readings in Theory and Criticism. Oxford/ Nova York/ Toronto/ Melbourne: Oxford University Press, 1983, p. 390-399.

LOUPPE, Laurence (Org.) Traces of dance: drawings and notations of choreographers. Paris: Dis Voir, 1994.

MORAES, Juliana. O conceito de coreografia em transformação. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, v.1, n.34, p. 362-377, mar./abr. 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019362.

PASOLINI, Pier Paolo. L’expérience hérétique. Paris: Payot, 1976.

PHELAN, Peggy. Unmarked: The Politics of Performance. Nova York: Routledge, 1996.

SPANGHERO, Maíra. Dançando números, formas e padrões. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 11, n. 1, p.123-144, 2014. Acesso em: 12 set. 2024. DOI: 10.33871/19805071.2014.11.1.1377.

VINCS, Kim. Virtualizing Dance. In: ROSENBERG, Douglas (Org.) The Oxford Handbook of Screendance Studies. Oxford/ Nova York: Oxford University Press, 2016, p. 263-282.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

BORGES, Cristian; GASPARINI, Isis. Partituras do corpo: um panorama da escrita coreográfica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–32, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e119. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26230. Acesso em: 30 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II