Narrativas contra-hegemônicas: das conferências-concerto às peças-palestra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e126

Palavras-chave:

teatro abolicionista, teatros negros, dramaturgia contemporânea, história do teatro, hegemonia cultural

Resumo

O artigo retoma as conferências-concerto realizadas pelo movimento abolicionista, em sessões que urdiam discursos políticos, teatro, música e a entrega de cartas de alforria. Organizadas para arrecadar dinheiro para a libertação de escravizados, as matinês mobilizavam milhares de pessoas e refletiam uma intersecção entre política e arte no fim do século XIX. O estudo aproxima esse modelo das atuais peças-palestra, em que questões políticas são postas em cena a partir do corpo e do real. Para tanto, são convocadas dramaturgias de dois autores contemporâneos, Rafael Cristiano e Clayton Nascimento, que reelaboram o formato conferência em seus trabalhos, a partir de uma perspectiva afrocentrada.  

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Biografia do Autor

Marcos Nogueira Gomes, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduação em Ciências Sociais pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

GOMES, Marcos Nogueira. Narrativas contra-hegemônicas: das conferências-concerto às peças-palestra. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e126. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26217. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatralidades negras, africanas e afrodiaspóricas