Teorias sensíveis: notas sobre literacia afectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0109

Palavras-chave:

afectos, performance, potência, discernimento

Resumo

Este artigo considera as artes cénicas, em particular o teatro, como práticas de sentir que não se limitam à experiência afectiva provocada pelos efeitos cénicos/teatrais, no tempo e no espaço da obra ao vivo, mas que têm uma função de potenciar a descoberta de como e porque se sente o que se sente. Abordando dois espectáculos recentes (“Quis saber quem sou”, do encenador português Pedro Penim e “Feijoada”, do coreógrafo brasileiro Calixto Neto), esboça-se o conceito de literacia afectiva como forma de reconhecer e entender que o que sentimos resulta de uma configuração social e cultural de afectos historicamente situada. A literacia afectiva visa o empoderamento ético das nossas escolhas e acções.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Pais, Universidade Nova de Lisboa

Investigadora Auxiliar CEEC no ICNOVA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. Doutorada em Estudos Artísticos (de Teatro) na Universidade de Lisboa – Portugal. Mestrado em Estudos de Teatro – Universidade de Lisboa. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade de Lisboa.

Referências

CRARY, Jonathan. Techniques of the Observer. On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Massachusetts: The MIT Press, 1992.

CRARY, Jonathan. Suspensions of Perception, Cambridge: MIT Press, 1999.

FRANCK, Georg. «Ökonomie der Aufmerksamkeit», Merkur 534/535 (Setembro/Outubro), p. 748–761, 1993.

SERRA, José Pedro. Pensar o Trágico. Categorias da Tragédia Grega, Lisboa: FCG-FCT, 2006.

Publicado

24-07-2024

Como Citar

PAIS, Ana. Teorias sensíveis: notas sobre literacia afectiva. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0109. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25547. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?