A dramaturgia de um puerpério: uma videodança a partir da Técnica Klauss Vianna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0301

Palavras-chave:

videodança, Técnica Klauss Vianna, processo criativo, dramaturgia, arte materna

Resumo

Este artigo apresenta o processo criativo e a construção da dramaturgia da videodança parTida, por meio da Técnica Klauss Vianna (TKV) de dança e educação somática. A videodança foi realizada por ambas as autoras, uma que dança em processo de maternagem e a outra que a orienta no processo de criação. O processo criativo na TKV considera a processualidade como princípio, a improvisação como técnica e a labilidade como característica da coreografia. A dramaturgia emerge a partir da mobilidade e combinação desses fatores e dos demais elementos cênicos, incorporando a vivência singular de cada corpo que dança. A videodança revela a partida lenta de um corpo que foi parido de outro, e o aprendizado de ambos os corpos a viverem partidos. A pesquisa criativa em TKV se mostra aqui como uma ação política e a revela como metodologia possível para um artivismo materno.

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Biografia do Autor

Jaqueline Barbosa Pinto Silva, University of Brasília

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência Política (UnB). Graduada em Gestão de Políticas Pública (UnB). 

Jussara Miller, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e em Artes (Unicamp). Graduada em Dança (Unicamp). Professorada graduação em Dança  (Unicamp), e da pós-graduação lato sensu em Técnica Klauss Vianna na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP).

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

SILVA, Jaqueline Barbosa Pinto; MILLER, Jussara. A dramaturgia de um puerpério: uma videodança a partir da Técnica Klauss Vianna. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–29, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23979. Acesso em: 13 nov. 2024.