A dramaturgia de um puerpério: uma videodança a partir da Técnica Klauss Vianna
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0301Palavras-chave:
videodança, Técnica Klauss Vianna, processo criativo, dramaturgia, arte maternaResumo
Este artigo apresenta o processo criativo e a construção da dramaturgia da videodança parTida, por meio da Técnica Klauss Vianna (TKV) de dança e educação somática. A videodança foi realizada por ambas as autoras, uma que dança em processo de maternagem e a outra que a orienta no processo de criação. O processo criativo na TKV considera a processualidade como princípio, a improvisação como técnica e a labilidade como característica da coreografia. A dramaturgia emerge a partir da mobilidade e combinação desses fatores e dos demais elementos cênicos, incorporando a vivência singular de cada corpo que dança. A videodança revela a partida lenta de um corpo que foi parido de outro, e o aprendizado de ambos os corpos a viverem partidos. A pesquisa criativa em TKV se mostra aqui como uma ação política e a revela como metodologia possível para um artivismo materno.
Downloads
Referências
BIROLI, Flávia. Responsabilidades, cuidado e democracia. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 18, p. 81-117, 2015. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151804.
CARLSON, Marvin. Performance: a critical introduction. 3ª ed. New York: Routledge, 2017.
DHILLON, Kim; Francke, Andrea. The C-Word: Motherhood, Activism, Art, and Childcare. Studies in the Maternal. Londres, v. 8, n. 2, p. 1–22, 2016. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.16995/sim.226.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-162. Disponível em: https://historiacultural.mpbnet.com.br/pos-modernismo/Foucault-A_escrita_de_si.pdf. Acesso em 10 out. 2020.
LEITE, J. F. Auto Escrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea, 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27022015-160605/publico/JANAINAFONTESLEITE.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020.
LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. ILHA, v. 13, n. 1, p. 41-60, 2012. Acesso em: 18 mai. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p41.
MACÊDO, Silvana Barbosa. A expressão do poder materno na arte contemporânea. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. Anais eletrônicos do 13º Congresso Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. Florianópolis, p. 1-13, 2017. Acesso em 5 fev. 2023. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1498841431_ARQUIVO_SILVANA_MACEDO.pdf.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo. Sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
MILLER, Jussara; LASZLO, Cora Miller. Corpos em conexão, corpos em presença. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p. 95–116, 2021. Acesso em: 20 jun. 2022. DOI: 10.21680/2595-4024.2020v3n2ID23207.
RIBEIRO, Diana; NOGUEIRA, Conceição; MAGALHÃES, Sara Isabel. As ondas feministas: continuidades e descontinuidades no movimento feminista brasileiro. Revista Sul-Sul de ciências humanas e sociais, v. 1, n. 3, p. 57-76, 2021. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI: 10.53282/sulsul.v1i03.780.
SARLO, Beatriz. La intimidad pública. Barcelona: Seix Barral, 2018.
VALENTE, Alana Karoline Fontenelle. Maternidade e representação política: discursos e performances no parlamento e no Instagram. Projeto de qualificação aprovado (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília. Brasília, 2022.
ZANELLO, Valeska; ANTLOGA, Carla; PFEIFFER-FLORES, Eileen; RICHWIN, Iara Flor. Maternidade e cuidado na pandemia entre brasileiras de classe média e média alta. Rev. Estud. Fem., v. 30, n. 2, 2022. Acesso em: 3 jan. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)