A dramaturgia de um puerpério: uma videodança a partir da Técnica Klauss Vianna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0301

Palavras-chave:

videodança, Técnica Klauss Vianna, processo criativo, dramaturgia, arte materna

Resumo

Este artigo apresenta o processo criativo e a construção da dramaturgia da videodança parTida, por meio da Técnica Klauss Vianna (TKV) de dança e educação somática. A videodança foi realizada por ambas as autoras, uma que dança em processo de maternagem e a outra que a orienta no processo de criação. O processo criativo na TKV considera a processualidade como princípio, a improvisação como técnica e a labilidade como característica da coreografia. A dramaturgia emerge a partir da mobilidade e combinação desses fatores e dos demais elementos cênicos, incorporando a vivência singular de cada corpo que dança. A videodança revela a partida lenta de um corpo que foi parido de outro, e o aprendizado de ambos os corpos a viverem partidos. A pesquisa criativa em TKV se mostra aqui como uma ação política e a revela como metodologia possível para um artivismo materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Barbosa Pinto Silva, University of Brasília

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência Política (UnB). Graduada em Gestão de Políticas Pública (UnB). 

Jussara Miller, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e em Artes (Unicamp). Graduada em Dança (Unicamp). Professorada graduação em Dança  (Unicamp), e da pós-graduação lato sensu em Técnica Klauss Vianna na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP).

Referências

BIROLI, Flávia. Responsabilidades, cuidado e democracia. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 18, p. 81-117, 2015. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151804.

CARLSON, Marvin. Performance: a critical introduction. 3ª ed. New York: Routledge, 2017.

DHILLON, Kim; Francke, Andrea. The C-Word: Motherhood, Activism, Art, and Childcare. Studies in the Maternal. Londres, v. 8, n. 2, p. 1–22, 2016. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.16995/sim.226.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-162. Disponível em: https://historiacultural.mpbnet.com.br/pos-modernismo/Foucault-A_escrita_de_si.pdf. Acesso em 10 out. 2020.

LEITE, J. F. Auto Escrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea, 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27022015-160605/publico/JANAINAFONTESLEITE.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020.

LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. ILHA, v. 13, n. 1, p. 41-60, 2012. Acesso em: 18 mai. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p41.

MACÊDO, Silvana Barbosa. A expressão do poder materno na arte contemporânea. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. Anais eletrônicos do 13º Congresso Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. Florianópolis, p. 1-13, 2017. Acesso em 5 fev. 2023. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1498841431_ARQUIVO_SILVANA_MACEDO.pdf.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo. Sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

MILLER, Jussara; LASZLO, Cora Miller. Corpos em conexão, corpos em presença. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p. 95–116, 2021. Acesso em: 20 jun. 2022. DOI: 10.21680/2595-4024.2020v3n2ID23207.

RIBEIRO, Diana; NOGUEIRA, Conceição; MAGALHÃES, Sara Isabel. As ondas feministas: continuidades e descontinuidades no movimento feminista brasileiro. Revista Sul-Sul de ciências humanas e sociais, v. 1, n. 3, p. 57-76, 2021. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI: 10.53282/sulsul.v1i03.780.

SARLO, Beatriz. La intimidad pública. Barcelona: Seix Barral, 2018.

VALENTE, Alana Karoline Fontenelle. Maternidade e representação política: discursos e performances no parlamento e no Instagram. Projeto de qualificação aprovado (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília. Brasília, 2022.

ZANELLO, Valeska; ANTLOGA, Carla; PFEIFFER-FLORES, Eileen; RICHWIN, Iara Flor. Maternidade e cuidado na pandemia entre brasileiras de classe média e média alta. Rev. Estud. Fem., v. 30, n. 2, 2022. Acesso em: 3 jan. 2023.

Publicado

2023-09-19

Como Citar

SILVA, Jaqueline Barbosa Pinto; MILLER, Jussara. A dramaturgia de um puerpério: uma videodança a partir da Técnica Klauss Vianna. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–29, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23979. Acesso em: 21 nov. 2024.