Danças tradicionais do nordeste no chão da escola: relatos de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0206

Palavras-chave:

Ensino da Danças Tradicionais do Nordeste na escola, Relato de experiência em Dança, Dança - educação

Resumo

Este estudo dançante/educativo tem como objetivo compreender os impactos gerados a partir da prática pedagógica com as Danças Tradicionais do Nordeste realizada na Escola de Referencia em Ensino Medio Sizenando Silveira (EREM Size), no ano de 2022. Desse modo, organizamos o texto a partir de duas fundamentações teóricas, são elas: (1) A EREM Size, o Currículo de Pernambuco e as Danças Tradicionais do Nordeste, e (2) Formação de autores/autoras/autories em Dança: possibilidades a partir dos repertórios das Danças Tradicionais do Nordeste. Em seguida, refletimos acerca dos processos de ensino-aprendizagem com as referidas danças na escola e suas implicações  no/na/ne docente e nos/nas/nes estudantes. Com a realização deste trabalho, percebemos o quanto os repertórios dessas danças são fontes de conhecimento e podem/devem ser usados como meio para uma educação transgressora, que se inicia nos/nas/nes corpos/corpas/corpes e seus marcadores sociais.

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Biografia do Autor

Alexsander Barbozza, Federal University of Bahia

Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA). Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professore substitute no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife).

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

BARBOZZA, Alexsander. Danças tradicionais do nordeste no chão da escola: relatos de uma experiência. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23680. Acesso em: 22 dez. 2024.