Experiências com o nariz vermelho - saúde e o corpo que envelhece
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0109Palavras-chave:
Palhaço, Educação do corpo, Mulheres idosasResumo
O texto que aqui se inicia trata das experiências com a figura do palhaço em oficinas realizadas pelo projeto Circo em Contextos, junto à Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), no ano de 2022. Tem como objetivo relatar e discutir a pedagogia do palhaço e suas relações com a saúde e a Educação Física em um grupo de mulheres idosas, a partir do compartilhamento de memórias e das experiências corporais com os jogos de palhaçaria. Participaram dos encontros semanais 18 mulheres integrantes da UATI, de idade entre 55 e 90 anos. Foram realizadas 13 aulas de 45 minutos cada, abordando-se conhecimentos sobre palhaço e jogos expressivos com ênfase na palhaçaria. Tendo em vista que o palhaço constrói com aquilo que é ridículo, inusitado, com as imperfeições inerentes à condição humana, o trabalho realizado possibilitou às mulheres participantes uma nova atitude frente ao corpo que envelhece, encarando suas fragilidades, reelaborando-as como potência.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento – o contexto de François Rabelais. 8ª Ed. São Paulo: HUCITEC, 2013.
BARRAGÁN, Teresa O.; RODRIGUES, Gilson S.; SPOLAOR, Gabriel C.; BORTOLETO, Marco A. C. O papel da extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica sobre as atividades circenses. Pensar a prática, v. 19, n. 1, 2016.
BDTD. Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 25/01/2023.
BOLOGNESI, Mário F. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
BRASIL. Portaria nº 154 de 24 de janeiro de 2008. Cria os núcleos de apoio à Saúde da Família/NASF. Orientações para implantação dos núcleos. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.
BRASIL. Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Diretrizes Nacionais para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BURNIER, Luís O. A Arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2009.
CASTRO, Alice V. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Família Bastos Editora: Teresópolis, RJ, 2005.
CAPES. Periódicos quadriênio 2013-2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em: agos. 2019.
CORRÊA, Giovana C. G.; CAMPOS, Isabel C. P.; ALMAGRO, Ricardo C. Pesquisa-ação: uma abordagem prática de pesquisa qualitativa. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n.1, p.62-72, 2018.
DUPRAT, Rodrigo M.; BORTOLETO, Marco A. C. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Rev. Bras. Ci. Esp., v. 28, n. 2, 2007.
DUPRAT, Rodrigo M.; BARRAGÁN, Teresa O.; BORTOLETO, Marco A. C. Atividades Circenses. In.: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, Suraya C.; OLIVEIRA, Amauri A. B. Ginástica, dança e atividades circenses. Maringá, PR: Eduem, 2014.
FRIZZO, Giovanni. A produção do conhecimento da Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Pensar a prática (UFG. Impresso). V.13, p. 1-16, 2010.
GONÇALVES, Caroline S. Subcontratação, Agenciamento e Precarização do Trabalho: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2019.
KASPER, Kátia M. Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida. 2004. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
KRONBAUER, Gláucia A. Manifestações Corporais Expressivas e a Educação Física na escola. Ebook. NEAD/UAB, UNICENTRO, 2019.
KRONBAUER, Gláucia A. O circo como conteúdo da Educação Física na Educação Básica. Ebook. NEAD/UAB, UNICENTRO, 2018.
KRONBAUER, Gláucia A.; SCORSIN, Daiane M.; TREVIZAN, Mayara. Significados do circo e das atividades circenses para os idosos da UATI. Estu. Interdisc. Envelhec., v. 18, n. 1, 2013.
LIRA, Aliandra C. M.; KRONBAUER, Gláucia A. O circo e a educação dos corpos-criança: possibilidades formativas com espaço para o pensar e o fazer divergente. Olhar de Professor, v. 25, p. 1-21, 2022.
LOPES, Daniel; EHRENBERG, Mônica C.; SILVA, Ermínia. Circo e ginástica em folhas de papel: o pequeno tratado de acrobacia gymnastica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 01-20, 2021.
MASETTI, Morgana. Boas Misturas: a ética da alegria no contexto hospitalar. São Paulo: Palas Athena, 2003.
MIRANDA, Antonio C. M. Clown e educação física: a brincadeira é séria. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Maringá/Universidade Estadual de Londrina. 2011.
MIRANDA, Antonio C. M.; LARA, Larissa M. Clown e Educação Física: a brincadeira é séria. Movimento, v. 21, n. 1, p. 181-192, 2015.
MONTEIRO JR, Luiz R.; PARMA, Márcio; BORTOLETO, Marco A. C. Palhaço. In: BORTOLETO, Marco A. C. (org.) Introdução à pedagogia das atividades circenses. Vol. 1. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.
ROCHA, Gilmar. O circo chegou! Memória social e circularidade cultural. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p. 69-89, nov. 2012.
SENA, Jonathan B.; OLIVEIRA, Natássia D. G. L. (Trans) formações do Palhaço: Breve história dos tipos clássicos da palhaçaria. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-22, 2021.
SILVA, Pedro E. A formação do palhaço circense. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015.
SOARES, Carmen L.. Imagens da educação no corpo: um estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 4ª ed. Campinas, Autores Associados, 2013.
SOARES, Carmen L.; MADUREIRA, José R. Educação Física, linguagem e arte: possibilidades de um diálogo poético do corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 75-88, 2005.
TREVIZAN, Mayara; CHAGAS, Paula I.; KRONBAUER, Gláucia A. Circo em Contextos–diálogos entre a cultura e a extensão universitária. Conexão UEPG, v. 14, n. 1, p. 130-139, 2018.
VENDRAMINI, José E. A Commedia dell Arte e sua reoperacionalização. Trans/Form/Ação, v. 24, p. 57-83, 2001.
VESPASIANO, Bruno S.; OLIVEIRA, João R.; PENTEADO, Regina Z.; CESAR, Marcelo C. O professor de Educação Física no Sistema Único de Saúde: sua prática e resultados. Saúde em Revista, v. 17, n. 46, p. 79-89, 2017.
ZAIM-DE-MELO, Rogerio; GODOY, Luis B. de; BRACCIALLI, Felipe. Quando o nariz vermelho se encontra com a Educação Física: potencialidades do palhaço como conteúdo na escola. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01-20, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)