O que podem o riso e o jogo palhacesco contra o que (nos) mata?
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0108Palavras-chave:
Arte palhacesca, Morte, Riso, Afirmação da vidaResumo
O artigo, inicialmente, aborda a morte como tema de espetáculos palhacescos realizados pela autora e palhaça em sua pesquisa de doutorado, dentro de uma perspectiva entrelaçada com o pensamento trágico da afirmação da vida em Nietzsche. Diante do acirramento da crise sanitária e social eclodida na pandemia por covid-19 no país, o enfrentamento da morte por meio da poética cômica e palhacesca passa a ser considerado sob novos ângulos e questionamentos pela autora, tendo em vista a necropolítica (Mbembe, 2016) escancarada e imperante do governo de extrema-direita na presidência do Brasil no período. A partir desse contexto, são colocadas algumas questões para a criação artística sobre como enfrentar o que (nos) mata, entristece e oprime, através do jogo e da produção de humor na arte palhacesca, a favor da vida.
Downloads
Referências
ALVES, Rubens. Sobre a morte e o morrer. Folha de São Paulo, São Paulo, 12 out. 2003. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1210200309.htm. Acesso em: 17 mai. 2022.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BASCIANO, Oliver. War without end: the necropolitics of Bolsonaro’s Brazil. In: Artreview, Opnion, 15 abr. 2021. Disponível em: https://artreview.com/war-without-end-death-drive-bolsonaro-brazil-necropolitics-mbembe/. Acesso em: 19 jan. 2023.
BARRENECHEA, Miguel Angel de. Nietzsche e o Corpo. Rio de Janeiro: 7letras, 2009.
BARRENECHEA, Miguel Angel. Nietzsche e a alegria do trágico. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.
BEDINELLI, Talita. Por que os garimpeiros comem as vaginas das mulheres Yanomami? Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo, 13 set. 2022. Disponível em: https://sumauma.com/por-que-os-garimpeiros-comem-as-vaginas-das-mulheres-yanomami/. Acesso em: 19 jan. 2023.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Uns fazem palhaçadas; outros, palhaçaria (2017). Disponível em: https://edicoescircos.sescsp.org.br/2017/blog/uns-fazem-palhacadas-outros-palhacarias/index.html. Acesso em: 10 jan. 2023.
BOLOGNESI, Mário Fernando. O palhaço e os esquetes. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 9, p. 87-095, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101092007087. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRUM, Eliane. Tirem os joelhos brancos dos pescoços dos negros. El País, 12 jun. 2020. Opinião. Disponível em: https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-06-03/tirem-os-joelhos-brancos-dos-pescocos-negros.html#?rel=mas. Acesso em: 17 jan. 2023.
BUKOWSKI, Charles. O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2003.
GIACOIA, Oswaldo. A visão da morte ao longo do tempo. In: Simpósio Morte: valores dimensões, capítulo I. Medicina (Ribeirão Preto), 2005; 38 (1): p. 13-19.
LECOQ, Jacques. El cuerpo poético: una pedagogia de la créacion teatral. Barcelona: Alba, 2003.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Revista Arte & Ensaios, n. 32, 2016, p. 122-151.
MCCOY, Terence; TRAIANO, Heloisa. Limits on coronavirus testing in Brazil are hiding the true dimensions of Latin America’s largest outbreak. In: The Washington Post/ Democracy Dies in Darkness, 24 abr., 2020. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/coronavirus-brazil-testing-bolsonaro-cemetery-gravedigger/2020/04/22/fe757ee4-83cc-11ea-878a-86477a724bdb_story.html. Acesso em: 19 jan. 2023.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: de como a gente se torna o que a gente é. Porto Alegre: L&PM, 2003.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Trad. Mário Silva – 14ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
OLENDZKI, Luciane. Máscaras em uma patética-poética por rir. 2009. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre (RS), 2009.
OLENDZKI, Luciane. O trágico alegre e a afirmação da vida na poética do palhaço: exercícios e composições clownescas. 2019. 413 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2019.
OLENDZKI, Luciane. Quero matar a saudade – esquete online. Direção e produção: Luciane Olendzki. Porto Alegre, 30 de maio de 2021. Gravação e edição de vídeo: Paulo Rosa Santos. Formato mp4. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KgU-YtuGSW0. Acesso em 28 jan. 2023.
SAFATLE, Vladimir. Bem-vindo ao estado suicidário (2020). Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/23. Acesso em: 11 jan. 2023.
SANTOS, Hebert Luan Pereira Campos dos et al. Necropolítica e reflexões acerca da população negra no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: uma revisão bibliográfica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, 2020, p. 4211-4224.
SILVA, Ermínia. Circo-Teatro é teatro no circo. In: Revista dos Anjos do Picadeiro 7: Encontro Internacional de Palhaços. Editora: Ieda Magri. Rio de Janeiro: Teatro de Anônimo Petrobrás, maio de 2009, pp. 3251. Disponível em: https://www.circonteudo.com/circo-teatro-e-teatro-no-circo-2/. Acesso em: 1 abr. 2022.
SILVA, Marcelo Moura; ESTELLITA-LINS, Carlos. A xawara e os mortos: os Yanomami, luto e luta na pandemia da Covid-19. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 27, n. 59, p. 267-285, jan./abr. 2021.
SOUSA, C. R. de M. A pandemia da COVID-19 e a necropolítica à brasileira. Revista de Direito, [s. l.], v. 13, n. 01, p. 01–27, 2021.
VASCONCELOS, Luiz Carlos et al. Declaração do Riso da Terra – Carta da Paraíba, escrito pelos palhaços e palhaças participantes do I Encontro Mundial de Palhaços – Riso da Terra (PA/ JP), em dezembro de 2001.
VELLEDA, Luciano. Porto Alegre foi a capital com a maior taxa de mortalidade de pretos por Covid-19 em 2020. In: Sul 21, 18 jan. 2023. Disponível em: https://sul21.com.br/noticias/saude/coronavirus/2023/01/porto-alegre-foi-a-capital-com-a-maior-taxa-de-mortalidade-de-negros-por-covid-19-em-2020/. Acesso em: 22 jan. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)