Duas portas para paisagens do fim do mundo na cena contemporânea cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0204

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, Teatro cearense, Antropoceno, Pessimismo alegre, Paisagem

Resumo

O presente artigo discute alguns aspectos associados à ideia de fim do mundo para se aproximar das paisagens criadas por duas encenações contemporâneas produzidas no estado do Ceará. Os espetáculos Pra frente o pior (2016), da Inquieta CIA – direção coletiva, e Paraíso (2019) do Teatro Máquina – dirigido por Fran Teixeira – são abordados à luz das proposições de autores como Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro (2017), Ailton Krenak (2020), Eleonora Fabião (2013), Alexandre Dal Farra Martins (2018), entre outros. O percurso reflexivo empreendido configura duas portas, associadas às noções de antropoceno e pessimismo alegre, como possíveis contribuições para a análise de criações cênicas interessadas nas articulações poéticas do fim.

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Biografia do Autor

Ivanildo Silva Lima Filho, Instituto Federal do Ceará

Mestrando do programa de Mestrado profissional em Artes pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).  Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Francis Wilker de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Cênicas pela USP. Especialização em Direção Teatral pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Graduação em Educação artística pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto do curso de licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

LIMA FILHO, Ivanildo Silva; CARVALHO, Francis Wilker de. Duas portas para paisagens do fim do mundo na cena contemporânea cearense. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23032. Acesso em: 19 maio. 2024.