Duas portas para paisagens do fim do mundo na cena contemporânea cearense
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0204Palavras-chave:
Teatro brasileiro, Teatro cearense, Antropoceno, Pessimismo alegre, PaisagemResumo
O presente artigo discute alguns aspectos associados à ideia de fim do mundo para se aproximar das paisagens criadas por duas encenações contemporâneas produzidas no estado do Ceará. Os espetáculos Pra frente o pior (2016), da Inquieta CIA – direção coletiva, e Paraíso (2019) do Teatro Máquina – dirigido por Fran Teixeira – são abordados à luz das proposições de autores como Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro (2017), Ailton Krenak (2020), Eleonora Fabião (2013), Alexandre Dal Farra Martins (2018), entre outros. O percurso reflexivo empreendido configura duas portas, associadas às noções de antropoceno e pessimismo alegre, como possíveis contribuições para a análise de criações cênicas interessadas nas articulações poéticas do fim.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Antônio. A encenação performativa. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 253-258, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v8i0p253-258. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57375. Acesso em: 28 set. 2022.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: obras escolhidas II. 5. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2000.
BESSE, Jean-Marc. O gosto pelo mundo: exercícios da paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
BRUM, Eliane. Exaustos-e-correndo-e-dopados. El país, 2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/04/politica/1467642464_246482.html. Acesso em: 31 de ago. 2022
CARDOSO, Thereza Christina Rocha; CAMPOS, Andrei Bessa Siqueira. Pra frente o pior: corpo e dramaturgia em negociação. Repertório, Salvador, n. 36, p. 137-163, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38085. Acesso em: 27 jul. 2023.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. 1. Ed. – Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2013.
COMITÊ INVISIVEL. Motim e destituição agora. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro (Florianópolis); Cultura e Barbárie; Instituto Socioambiental, 2017.
DELEUZE, Gilles. Sobre teatro: Um manifesto de menos. Trad.: Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo em experiência. ILINX. 2013. Disponível em: https://orion.nics.unicamp.br/index.php/lume/article/view/276/256. Acesso em: 10 set.2022.
FERÁL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 197, nov. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210. Acesso em: 27 jul. 2023.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
INQUIETA CIA; PIRES, Andréia Moreira; CAMPOS, Andrei Bessa Siqueira, et al. Arquivo do Pior. Revista Vazantes: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 206-245, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34070. Acesso em: 27 jul. 2023.
KOPENAWA, Davi; BRUCE, Albert. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MARTINS, Alexandre Ferreira Dal Farra. Por um teatro que coloque o mal em cena. Revista Cult, São Paulo, 2018. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/por-um-teatro-que-coloque-o-mal-em-cena/ Acesso em: 20 de ago. 2022.
MENDES, João. O “Antropoceno” por Paul Crutzen & Eugene Stoermer. Anthropocenica. Revista de Estudos do Antropoceno e Ecocrítica, [s. l.], v. 1, p. 113-116, nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21814/anthropocenica.3095. Acesso em: 27 jul. 2023.
PELBART, Peter Pál. A terra, a guerra, a insurreição. Revista Eco-Pós, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 161–170, out. 2015. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/2665. Acesso em: 27 jul. 2023.
Prado, Noá Araujo. Um teatro para o antropoceno. Fortaleza: IFCE, 2016. Disponível em: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=60148. Acesso em: 13 nov. 2022.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Diálogos sobre fim do mundo. El País. 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/29/opinion/1412000283_365191.html. Acesso em: 31 ago. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)