A criação de corpos em experiência no espetáculo autoficcional Casa Vazia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0208Palavras-chave:
Autoficção, Performatividade, Teatralidade, Corpos em experiênciaResumo
“Uma casa, cinco atuantes, 24 horas: chegue quando puder, saia quando quiser” – essa era a sinopse do espetáculo autoficcional Casa Vazia, trabalho que se insere na zona de contágio entre teatralidade e performatividade e aposta tanto em uma relação espaço-temporal não convencional, como na proximidade radical entre performers e espectadores. A partir de materiais do processo, entrevistas com o elenco e revisão bibliográfica, o artigo investiga de quais maneiras Casa Vazia se estabeleceu como um campo estético-político potente de criação de corpos que vibram, isto é, corpos em experiência, através da circulação, agenciamento e negociação de afetos, memórias e desejos entre atuantes, espectadores, o espaço da casa e o território da cidade. O trabalho contribui com reflexões sobre os modos de operação da cena contemporânea, com destaque para a oscilação entre cena e não-cena e a experimentação de relações não tradicionais entre performers e espectadores.
Downloads
Referências
BARRA, Camila. Depoimento da espectadora Camila Barra. In: Casa Vazia: do lado de dentro. Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2016. Disponível em: http://colecaocasavazia.blogspot.com/2016/01/depoimento-de-camila-barra-sobre.html. Acesso em: 01 jun. 2019.
BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CABRAL, Ricardo. Entrevista com o ator Ricardo Cabral concedida a Gabriel Morais, em 18/03/2019, no bairro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. In: MORAIS, Gabriel. Teatro Performativo Autoficcional: Experiências Estético-Políticas na Cena Contemporânea. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.
Casa Vazia – Espetáculo. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j7L5VsPom-A&feature=youtu.be. Acesso em: 27 nov. 2019.
DELEUZE, Gilles. Espinosa e nós. In: DELEUZE, Gilles. Espinosa: Filosofia Prática. São Paulo: Editora Escuta, 2002, p. 125-135.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 28 de novembro de 1947 – Como criar para si um corpo sem órgãos. In. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. São Paulo: Editora 34, 1999, p. 8-27.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. In: ILINX Revista do LUME. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP: #4, 2013, p. 1-11.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FIGUEIRA, Isabel. Entrevista com a atriz Isabel Figueira concedida a Gabriel Morais, em 03 abr. 2019, via chamada de vídeo no WhatsApp. In: MORAIS, Gabriel. Teatro Performativo Autoficcional: Experiências Estético-Políticas na Cena Contemporânea. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIGUEL, mariah. Apresentação magnética. In. MIGUEL, mariah. Casa Vazia: do lado de dentro. Rio de Janeiro, 05 de dezembro de 2014. Disponível em: http://colecaocasavazia.blogspot.com/2014/12/apresentacao-magnetica.html. Acesso em: 02 jun. 2019.
MIGUEL, mariah. Entrevista com a atriz mariah miguel concedida a Gabriel Morais, em 24/03/2019, no bairro de Santa Tereza, na cidade do Rio de Janeiro. In: MORAIS, Gabriel. Teatro Performativo Autoficcional: Experiências Estético-Políticas na Cena Contemporânea. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.
MIGUEL, mariah. Mariah 13/14. In: Casa Vazia: do lado de dentro. Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2016. Disponível em: http://colecaocasavazia.blogspot.com/2016/08/mariah-1314.html. Acesso em: 01 jun. 2019.
MORAIS, Gabriel. Teatro Performativo Autoficcional: Experiências Estético-Políticas na Cena Contemporânea. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.ppgac-ecoufrj.com.br/uploads/f/s/disserta-gabriel-morais_Rprp.pdf.
SANCHEZ, José. Prácticas de lo real en la escena contemporânea. Madrid: Visor Libros, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)