O espanto da atriz: efeitos éticos e estéticos no encontro com mulheres indígenas Guarani Mbya, na cena da Cia Livre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0118

Palavras-chave:

Cena contemporânea brasileira, Processos de criação, Epistemologias ameríndias, Teatro anti-especista

Resumo

Este artigo analisa duas produções da Cia Livre, apresentadas em 2019, baseadas na peça de aprendizado Os Horácios e os Curiácios (1933), de Brecht, e que tematizam a luta pela terra no Brasil hoje. Esse confronto foi sintetizado, em Morte e Dependência na Terra do Pau-Brasil e Os Um e Os Outros, como uma disputa entre o povo dos Um (povo que considera a si mesmo como universal) e o povo dos Outros (todos os outros povos, com suas culturas humanas, extra-humanas, animais, vegetais e minerais). A crítica ao modelo estético-filosófico do teatro Euro-ocidental aqui efetivada observa as contradições urdidas pelas presenças de intérpretes indígenas e não-indígenas, que espelham os dissensos e coalizões entre diferentes perspectivas das lutas emancipatórias. Como as experiências delas foram traduzidas na cena? Que tipo de sociabilidade foi ali projetada? Que forma teatral pode emergir da experiência de descentralização do sujeito ocidental que o grupo indica nesses trabalhos?

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Biografia do Autor

Lucia Regina Vieira Romano, Instituto de Artes da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP - 2009). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Bacharel em Teoria do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1991). Professora na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto de Artes, DACEFC.

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

ROMANO, Lucia Regina Vieira. O espanto da atriz: efeitos éticos e estéticos no encontro com mulheres indígenas Guarani Mbya, na cena da Cia Livre. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0118. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21595. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As artes da cena dos e com os povos indígenas