A cena como campo ampliado: o ambiente e o Viewpoints
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0209Palavras-chave:
Ambiente, Cena, Espaço, Tempo, ViewpointsResumo
Este artigo apresenta considerações sobre a cena como campo ampliado a partir da noção de ambiente presente em propostas e projetos de Richard Schechner e Hélio Oiticica e de perspectivas da prática dos Viewpoints. Propõe-se aqui um olhar para a abertura da cena a partir de iniciativas que articulam corpo, espaço e tempo nos processos de criação. Schechner e Oiticica lançam propostas ambientais que ampliam as possibilidades de reflexão sobre o fenômeno da arte como espaço de relação no tempo e no espaço. O Viewpoints, por sua vez, estimula a investigação desse campo ambiental do ponto de vista da prática e da experiência da cena. Pretende-se assim, abordar perspectivas de uma cena ampliada levando-se em consideração a noção de ambiente, bem como das experiências ambientais propostas pelo Viewpoints.
Downloads
Referências
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints book. A practical guide of Viewpoints and composition. New York: Theatre Comunications Group, 2005.
BRASIL, Giselly. Paisagens Frágeis, um estudo sobre condições espaciais e instalativas em procedimentos do coreógrafo William Forsythe. Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2016.
FAVARETTO, Celso. A Invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Revista do curso de especialização em História da Arte e Arquitetura. PUC-Rio, p. 87-93, 1984.
LOEB, Ângela Varela. Os Bólides do Programa Ambiental de Hélio Oiticica. ARS (São Paulo- 2011), 9(17), 48-77. https://doi.org/10.1590/S1678-53202011000100004
LOPES, B.; MELE, C. M.; & BONFITTO, M. (2010). 3 - NOSSA EXPERIÊNCIA COM A SITI COMPANY. O Percevejo Online, #2.2. http://www.seer.unirio.br/opercevejoonline/article/view/1442
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1986.
REISS, Julie H. From Margin to Center: The Space of Installation Art. Inglaterra: MIT press, 2001.
SCHECHNER, Richard. Environmental Theater. New, expanded ed. Applause Theatre & Cinema Books. Roundhouse Publishing Ltd., UK, 1994.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)