Teatres da Decolonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0211

Palavras-chave:

Teatro, Decolonialidade, Caranguejo Overdrive

Resumo

O estudo faz abordagem sobre a produção recente do teatro brasileiro, a partir da mostra de espetáculos Verão Sem Censura (2020), a fim de mapear traços de Decolonialidade que parecem se impor no panorama mais amplo. Propõe, então, como gesto criativo diante dessa cena que vem desafiando e confrontando princípios básicos do teatro, a emergência da palavra/conceito Teatre, historiando seus antecendentes sócio-culturais e observando seus modos poético-políticos de ação.

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Biografia do Autor

Rodrigo Carvalho Marques Dourado, Federal University of Pernambuco

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em Jornalismo pela UFPE. Professor do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

DOURADO, Rodrigo Carvalho Marques. Teatres da Decolonialidade. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–29, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0211. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20851. Acesso em: 28 mar. 2024.