Performar formar mar ar… Esqueceram de mim?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0102

Palavras-chave:

Corpo-performativo, Corpo-deficiente, Corpo-invisibilizado, Corpo-singular, Corpo-político

Resumo

Impressões e questões relativas à teleperformance Esqueceram de Mim s/n, realizada no evento virtual X Mostra de Performance - Negríndios: Corpo, Imagem, Violência e (Re)Presentação (30/11 a 02/12/2020), criada pelo Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que integra  várias artistas/pesquisadoras egressas da UFBA, em diversas localidades do país. A escrita poética e performativa lida com aspectos de deficiência, invisibilidade e exclusão, em busca da validação de sensibilidades somáticas e memórias ancestrais, enfatizando a diferença e as singularidades como modos de criar sabedorias inovadoras e fundamentais na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade; pesquisadora Produtividade em Pesquisa pelo CNPq PQ-2. Graduada em enfermagem, licenciada em artes visuais e especialista em saúde mental (arteterapia) pela Universidade de Brasília. Mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada, e pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Fundadora, diretora e performer do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA desde sua fundação, em 1997. Mais informações: www.cianefernandes.pro.br

Morgana Barbosa Gomes , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Morgana Poiesis) - Poetisa, jornalista, atriz-dançarina, performer. Doutora em Performances Culturais (UFG), mestra em Artes Cênicas (UFBA), especialista em Comunicação e Política e graduada em Comunicação Social (UESB). É técnica universitária na Coordenação de Cultura/PROEX/UESB, onde produz o programa de rádio Maria Bonita: mulheres na literatura brasileira.

Patrícia Avila Ragazzon, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Atriz, performer e criadora do Ato Espelhado Companhia Teatral (Porto Alegre - RS). Doutoranda pelo PPGAC - UFBA (bolsista CAPES). Mestre pelo PPGAC UFRGS. Graduada pelo Instituto de Artes da UFRGS. Desenvolve pesquisa no campo dos estudos da deficiência e aprendizagem do corpo nas artes cênicas, a partir do trabalho realizado como professora na APABB RS, entre adultos com deficiência intelectual.

Vera Solange Pires Gomes de Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

(Sol de Sousa) - Atriz, performer, professora. Doutoranda pelo PPGAC-UFBA. Professora Extensionista (UEPA) com o Projeto Arte em Ação – Teatro na Comunidade. Autora do livro Entre cenas, enredos e roteiros: a formação humana pela via da criação artística na experiência do Grupo de Teatro da Unipop (2014).

Alba Pedreira Vieira, Universidade Federal de Viçosa

Performer e diretora artística da Mosaico Cia. de Dança Contemporânea. Professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa (MG) desde 1997. PhD. em Dança pela Temple University (EUA, 2007), e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2016). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança (CNPq).

Giorrdani Gorki Queiroz de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

(Kiran Gorki) - Doutorando e mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA - bolsista CAPES). Bacharel em Fisioterapia (Hogeschool van Amsterdam - Faculdade Integrada do Recife ). Pós-graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho  e pós-graduado em dança Artista do corpo, coreógrafo; ator; professor de dança contemporânea e dança-teatro; professor de trabalho de corpo para atores; professor de anatomia, cinesiologia, fisiologia do exercício e comportamento motor para bailarinos; pesquisador do movimento humano, Improvisação em Dança, Práticas Somáticas e Cognição Corpórea.

Priscylla Lins Leal

Doutoranda no programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC (bolsista CAPES). Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento - MAASA (bolsista FAPESB) pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. MBA em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial pela Universidade Salvador - Unifacs. Pedagoga pela Universidade Católica do Salvador. Integrante do Coletivo A-Feto desde 2017. Pesquisa a Ecologia de Si, nas relações terapêuticas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Professora, poetisa, terapeuta integrativa, voluntária de hortas urbanas e projetos ecológicos

Carla Vendramin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Artista-docente-pesquisadora no Curso de Licenciatura em Dança na ESEFID/ UFRGS, onde gerou e coordenou o projeto de extensão Diversos Corpos Dançantes ente 2014-2018. Graduada em fisioterapia, mestre em Coreografia pela Universidade de Middlesex, Londres. Atualmente é doutoranda no PPGDAC na UNICAMP, com o projeto Permaculturando: Processos Imersivos de Dança e Performance. Atua nas áreas da prática somática, eco-somática, improvisação, dança e deficiência, performance.

Eduardo Augusto Rosa Santana, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

(Eduardo Rosa) - Monocular devido a erro médico aos 2,5 anos de idade. Artista da dança/performance, psicólogo/psicanalista. Graduado em Psicologia (UFU) e Dança (UFBA). Especialista e Mestre em Dança (PPGDança-UFBA), com formação em Hatha Yoga (Escola Yoga Santosha – Salvador). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia.

Líria de Araújo Morais, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

(Líria Morays) - Artista, professora e pesquisadora em Dança. Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA. Mestre e Especialista em Dança pelo PPGDança-UFBA. Professora do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. Professora do Mestrado Profissional em Rede em Artes da UFPB. Integrante do MI – Mulheres da Improvisação e do Grupo de estudo em Improvisação BANDO. Integrante do A-Feto desde 2011. Coordenadora do Grupo de Pesquisa  Radar 1- Grupo de Improvisação em Dança. Site: https://liriamorays.wixsite.com/liriamorays

Antonio Ricardo Fagundes de Oliveira , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA), professor efetivo na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Ator, Dançarino, Performer, Diretor e Produtor Cultural. Coordena o Programa de Formação Teatral da UFOB. Prêmio Braskem de Teatro na categoria Ator (2019), com o espetáculo “Das 'coisa' dessa Vida...". Integrante do Coletivo A-FETO desde 1998.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade (Feminismos Plurais). São Paulo: Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

CARMO, Carlos Eduardo Oliveira do. Fissuras pós-abissais em espaços demarcados pela bipedia compulsória na dança. Ephemera, Ouro Preto, v 3, n.5, p. 40-61, Maio/Agosto 2020.

CITTON, Yves. The ecology of attention. Translated by de Barnaby Norman. Cambridge (UK): Polity Press, 2017.

COSTA, Brenda. Bela do Silêncio. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

DINIZ, Débora. O que é deficiência? São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

DO BRASIL, Senado Federal. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 nov. 2020.

FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Lisboa: Editora 70, pp. 116-226, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: o cuidado de si. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GREGG, Melissa; SEIGWORTH, Gregory J. The affect theory reader. Dunham e Londres: Duke University Press, 2010.

HACKNEY, P. Making connections: Total body integration through Bartenieff Fundamentals. Amsterdam: Gordon and Breach, 1998.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

KILOMBA, Grada. A Máscara. Trad. de Jéssica Oliveira de Jesus. The Mask. In: Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast Verlag, 2. Edição, p. 171-180, 2010.

LEAL, Priscylla Lins. Ecologia de si, a poesia das estações da vida: histórias de vida e relações terapêuticas de práticas integrativas e complementares em saúde. 2020. Tese (Doutorado em Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) - Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994, 13ª edição.

OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio W. (org.). A performance ensaiada: Ensaios sobre a performance contemporânea. Fortaleza: Expressão, 2011.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.

PELBART, Peter Pál. Tudo é feito para conexão absoluta, a mais saturada possível. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/557790-qtudo-e-feito-para-conexao-absoluta-a-mais-saturada-possivelq-. Acesso em: 09 jan. 2021.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? (Feminismos Plurais). Belo Horizonte: Grupo Editorial Letramento, 2017.

RIBEIRO, Djamila. Os homens são ensinados a consumir as mulheres, e não a apreciá-las. Jornal Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada, 08 de jan. de 2021, p. B17.

SINGER, Judy. ‘Why can't you be normal for once in your life?’ from a ‘problem with no name’ to the emergence of a new category of difference. In: CORKER, M.; FRENCH, S. (orgs.). Disability discourse. Buckingham, Philadelphia: Open University Press, pp. 59-67, 1999.

TEIXEIRA, Ana Carolina. Danças Impossíveis: encenando a deficiência no Brasil. In: VENDRAMIN, Carla; BLADES, Hetty; MARSH, Kate; WHATLEY, Sarah (org). Trocando, movendo, traduzindo: pensamentos sobre dança e deficiência. Porto Alegre: UFRGS, p. 60-77, 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/prorext/acoes-sobre-danca-e-deficiencia-no-brasil-e-reino-unido-lancam-e-book/. Acesso em: 11 jan. 2021.

TIBURI, Márcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

FERNANDES, Ciane et al. Performar formar mar ar… Esqueceram de mim? . Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–27, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19411. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas