O que acontece quando eu olho para você: o espaço íntimo do teatro na prisão

Autores

  • Karen Hamer Universidade do Texas-Dallas (EUA)
  • Cedric Martin

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200111

Palavras-chave:

Teatro na prisão, Artes prisionais, Voluntários na prisão, Reabilitação, Artes em correções

Resumo

Apesar dos crescentes estudos sobre teatro e voluntários em prisões, há pouca pesquisa que olha para a experiência teatral da prisão através dos olhos tanto dos voluntários externos quanto dos prisioneiros-participantes.  Este artigo busca tecer as vozes coautorais para explorar experiências compartilhadas da sala de aula do teatro prisional. Essas experiências – descritas como "mágicas" e "transcendentes" – dependem do voluntariado realizando atividades com sucesso na prisão. O espaço da sala de aula do teatro na prisão torna-se então um refúgio relacional onde tanto os presos quanto os voluntários podem se sentir bem-vindos e aceitos, vistos não como outros, mas como essenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Hamer, Universidade do Texas-Dallas (EUA)

Doutoranda na Universidade do Texas-Dallas (EUA). É fundadora e diretora artística da Tin Roof Productions 501(c)(3). Karen ensinou Shakespeare como voluntária na Instalação Correcional de Fremont, em Cañon City, Colorado, de 2015 a 2017.

Cedric Martin

Membro da Iniciativa de Artes Prisionais da Universidade de Denver, Colorado, EUA. Membro da DUPAI na Penitenciária Sterling, em Sterling, Colorado. Dos 20 anos de prisão, ele passou mais de dez anos na solitária. Os interesses de Cedric incluem matemática, física, escrita de cartas e edrawing.

Referências

ABBOTT, J. H. In the Belly of the Beast: Letters from Prison. New York: Vintage Books, 1978.

ABRAMS, L., HUGHES, E., INDERBITZIN, M., & MEEK, R. (Eds.) The Voluntary Sector in Prisons: Encouraging Personal and Institutional Change. London: Palgrave Studies, 2016.

ARMSTRONG, R. Trusting the untrustworthy: the theology, practice, and implications of faith-based volunteers’ work with ex-prisoners. Studies in Christian Ethics, v. 27, n. 3, p. 299-317, 2014.

BREWSTER, L. The impact of prison arts programs on inmate attitudes and behavior: a quantitative evaluation. Justice Policy Journal, v. 11, n. 2, p. 1-28, 2014.

CHELIOTIS, L. (Ed.). The Arts of Imprisonment: Control, Resistance and Empowerment. Ashgate Publishing, 2012.

COHEN-CRUZ, J. Engaging Performance: Theatre as Call and Response. Florence: Routledge, 2010.

CREWE B., WARR, J., BENNETT, P., SMITH A. The emotional geography of prison life. Theoretical Criminology, v. 18, n. 1, p. 56-74, 2014.

CULLEN, F. The twelve people who saved rehabilitation: how the science of criminology made a difference. Criminology, v. 43, n. 1, p. 1-42, 2005.

DILLARD, A. The Writing Life. New York: Harper Perennial, 2013.

DWECK, C. Mindset: The New Psychology of Success. New York: Ballantine Books, 2006.

FESETTE, N. & LEVITT, B. Pedagogies of self-humanization: collaborating to engage trauma in the Phoenix Players Theatre Group. Teaching Artist Journal, v. 15, n. 3-4, p. 100-113, 2017.

FOUCAULT, M. Discipline and Punish: The Birth of the Prison. New York: Pantheon, 1977.

FOUCHÉ, C., & LUNT, N. Nested mentoring relationship: reflections on a practice project for mentoring research capacity amongst social work practitioners. Journal of Social Work, v. 10, n. 4, p. 391-406, 2010.

FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed. New York: Continuum International Publishing Group, 1970.

GOFFMAN, E. Asylums: Essays on the social situation of mental patients and other inmates. New York: Anchor Books, 1961.

HAMER, K. Navigating boundaries, weaving worlds: U.S. practitioners’ experiences of running theatre programmes in prisons. Cambridge, 2019. Thesis (Masters) – University of Cambridge.

LIEBLING, A. Can human beings flourish in prison? PPT Lecture, London, 29 mai. 2012. Dísponivel em: <http://www.artsevidence.org.uk/media/uploads/evaluation-downloads/can-human-beings-flourish-in-prison---alison-liebling---may-2012.pdf>

LUCAS, A. Prison Theatre and the Global Crisis of Incarceration. New York: Methuen Drama, 2020.

MORAN D. Carceral geography and the spatialities of prison visiting: visitation, recidivism, and hyperincarceration. Environment and Planning D: Society & Space, v. 31, n. 1, p. 174-190, 2013.

SIMPSON, E., MORGAN, C., & CAULFIELD, L. S. From the outside in: narratives of creative arts practitioners working in the criminal justice system. The Howard Journal of Criminal Justice, v. 58, n. 3, p. 384-403, 2019.

SMITH, C. What is a Person? Rethinking Humanity, Social Life, and the Moral Good from the Person Up. University of Chicago Press, 2010.

TEWKSBURY, R. & COLLINS, S. Prison chapel volunteers, Federal Probation, v. 69, n. 1, p. 26–30, 2005.

TEWKSBURY, R. & DABNEY, D. Prison volunteers: profiles, motivations, satisfaction. Journal of Offender Rehabilitation, v. 40, n. 1-2, p. 173-183, 2004.

TOFTELAND, C. The Keeper of the Keys. In: SHAILOR, J (Ed.) Performing New Lives: Prison Theater. London: Jessica Kingsley Publishers Ltd., 2011, p. 213-230.

TOMCZAK, P., & ALBERTSON, K. Prisoner relationships with voluntary sector practitioners. The Howard Journal of Crime and Justice, v. 55, n. 1–2, p. 57-72, 2016.

TURNER, V. Liminal to liminoid, in play, flow, and ritual: an essay in comparative symbology. Mediações: Revista de Ciências Sociais, v. 17, n. 2, p. 214–257, 2012.

VAN DER KOLK, B. A. The Body Keeps the Score: Brain, Mind, and Body in the Healing of Trauma. New York, NY: Penguin Books, 2014.

VAN MAANEN, K. Miss Spent: A drama project for young women at the Josephine Butler Unit, HMP Downview. Evaluation Report. Disponivel em: <http://www.clinks.org/assets/ files/Miss%20Spent%20report%20final.pdf>

ZELON, H. The Shakespeare redemption: Inmates in a Kentucky prison grapple with the truths of human existence. American Theatre v. 18, no. 8, p. 32–135,- 2001.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

HAMER, Karen; MARTIN, Cedric. O que acontece quando eu olho para você: o espaço íntimo do teatro na prisão. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–36, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200111. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19203. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades