Bioescritas como dispositivo de construção dramatúrgica com adolescentes privados de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731033920200120Palavras-chave:
Adolescentes privados de liberdade, Bioescritas, Teatro do OprimidoResumo
Esta escrita apresenta parte da pesquisa de Mestrado em Ensino de Artes realizada com adolescentes privados de liberdade em cumprimento de medidas socioeducativas na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides (PA). Objetivou-se investigar o processo criativo do espetáculo O voo dos meninos-pássaros, que foi construído a partir das bioescritas dos adolescentes, e com base no Teatro do Oprimido. Essas grafias apresentam potências reflexivas desses jovens, os quais, com suas experiências de vida e visões de mundo singulares, convidam-nos a conhecer a realidade na perspectiva de quem está dentro da história.
Downloads
Referências
BOAL, Augusto. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
DOWBOR, Fátima freire. Quem educa marca o corpo do outro. Fátima freire Dowbor; organizadoras Sonia Lúcia Carvalho, Deise Aparecida Luppi. 2, ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. (tradução de Ingrid Dormien Koudela). São Paulo: Perspectiva, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)