Olhar para aquilo que não se vê. Ensaio sobre uma poética das distâncias nas práticas cênicas de Lia Rodrigues e Antônio Araújo

Autores

  • Maria Clara Ferrer Universidade Federal de Sāo Joāo del Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200014

Palavras-chave:

Teatro à italiana, Percepção do espaço, Atenção visual, Espaço informal, Presença, Proxemia

Resumo

Para além de um conjunto de edifícios, aquilo que se herda do teatro à italiana é uma arquitetura do olhar. Sair da lógica aristotélica deste modelo significa explorar outras maneiras de conceber e organizar o visível, uma delas, e a que vamos explorar, seria a partir das relações de distância entre os corpos. Para tanto, o ensaio volta-se para experiências cênicas concebidas por Lia Rodrigues e Antônio Araújo, e questiona como elas nos fazem perceber o invisível.

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Biografia do Autor

Maria Clara Ferrer, Universidade Federal de Sāo Joāo del Rei (UFSJ)

Professora de Cenografia, Indumentária e História da Arte no Departamento de Artes da Cena e no PPGAC da  Universidade Federal de Sāo Joāo del Rei. Doutora pela Université Sorbonne Nouvelle e pós doutora pela Université Paris Nanterre. Diretora, dramaturga e tradutora (português-francês).

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

FERRER, Maria Clara. Olhar para aquilo que não se vê. Ensaio sobre uma poética das distâncias nas práticas cênicas de Lia Rodrigues e Antônio Araújo. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18277. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana