Cidades em precipício: das fronteiras sensíveis on e off-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200021

Palavras-chave:

Cidades Online, Cidades off-line, Teatro contemporâneo, Internet

Resumo

Os autores apresentam neste texto uma reflexão sobre forças poéticas e políticas envolvidas na cena teatral imersa no contingente evidenciado pela pandemia da COVID-19. Das ruas e dos teatros possíveis nesse contexto, objetivam pensar acerca das cidades que por hora emergem nos imaginários vivenciados na fronteira on e offline, seja pelos processos de composição em arte que se viram forçados a migrar para a internet, seja pelo lastro deixado pelos meios de comunicação num mundo hiperconectado. Por meio do diálogo com Néstor Garcia Canclini e outros pensadores da cena contemporânea, os autores constatam o entrelaçamento entre o que aqui chamam de cidades online e cidades offline e apontam desafios poéticos que se erguem nos debates sobre o tempo-espaço dentro e fora da internet. O que restará de nossos teatros em meio a uma pandemia da informação? Defendendo uma expansão do sensível, partem da cena contemporânea para pensar que outros corpos e espacialidades estão sendo exigidos ou impostos no torvelinho da guerra biopolítica que nos circunda.

 

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Biografia do Autor

Altemar Gomes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro, grupo atuante há 18 anos na periferia de Fortaleza. Doutorando em Artes da Cena pela UFMG, Bolsista PROEX CAPES, pesquisa as relações entre corpo e cidade nas tessituras poéticas do teatro de rua contemporâneo e suas interfaces com as experiências de cidade imprimidas pelas periferias urbanas e suas negritudes.

Mônica Medeiros Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Artista de dança e atriz, Doutora em Artes. Professora do Departamento de Artes Cênicas e da Pós-graduação em Artes da UFMG.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

MONTEIRO, Altemar Gomes; RIBEIRO, Mônica Medeiros. Cidades em precipício: das fronteiras sensíveis on e off-line. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–29, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18160. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana