O auto-teatro de Hélio Oiticica: provocações de uma arte ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200007Palavras-chave:
Arte ambiental, Corpo, Espaço, Performance, ConvívioResumo
Este artigo propõe um debate atual sobre espaço cênico a partir do artista brasileiro Hélio Oiticica e de suas contribuições para a ampla noção de arte ambiental em suas invenções, através da aproximação da performance, com atenção ao corpo e ao convívio. O artista subverte os limites das linguagens artísticas, a fim de experimentar os conflitos evidenciados entre arte e realidade. Ao cunhar a noção de auto-teatro, é possível concluir, junto de outros autores, que Oiticica construiu um caminho das telas aos corpos, considerando a instauração do ambiente através da dimensão arquitetural que foi acionada por seu interesse pela tridimensionalidade. Em seguida ele tratará da libertação da cor de suportes estáticos até a compreensão do espaço enquanto fenômeno social junto da abertura radical para a invenção de outros participantes em suas proposições, indo além da participação.
Downloads
Referências
DADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade / Theodor W. Adorno; seleção de textos Jorge Mattos Brito de Almeida. Trad. por Juba Elisabeth Levy... [et a1.]. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Buenos Aires: Ed. Adriana Hidalgo. 2007.
DOCTORS, Marcio. Espaço de Instalações Permanentes do Museu do Açude - Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Museu do Açude, 2000.
OITICICA FILHO, César; VIEIRA, Ingrid (Org.). Encontros Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2010.
OITICICA, Hélio. “Uma arte sem medo” In: OITICICA FILHO, César; VIEIRA, Ingrid (Org.). Encontros Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2010.
KNAB, Ken. A alegria da Revolução. Trad. Railton Sousa Guedes e Coletivo Periferia. 2003.
FREITAS, Artur. Contra-Arte: vanguardas, conceitualismo e arte de guerrilha - 1969 -1973. Tese de Doutorado. Pós- Graduação em História. Universidade Federal do Paraná. 2007.
MOSTAÇO, Edélcio. O Sol do novo mundo. Hélio Oiticica e o teatro ambiental. In: PARANHOS, K. (Org.). História, Teatro e Política. São Paulo: Ed. Boitempo, 2012.
OITICICA, Hélio. Arquivo 0194.73, 1973. Disponível em: http://54.232.114.233/extranet/enciclopedia/ho/detalhe/docs/dsp_imagem.cfm?name=Normal/0194.73%20p08%20-%20484.JPG. Acesso em: 12 jan. 2019.
OITICICIA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
OITICICA, Hélio. Caderno de anotações de Hélio Oiticica: arquivo 0182.61. São Paulo, Itaú Cultural, 1961.
OITICICA, Hélio. Entrevista a Jary Cardoso. "Um mito Vadio". Folhetim, 05 nov. 1978.
SCHECHNER, Richard. Environmental Theater. The Applause Acting Series. New York. 1994.
SPERLING, David. Corpo + Arte = Arquitetura: Proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark. In: BRAGA, Paula (org.) Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.117 a 135.
TAYLOR, Diana. Hacia una definición de Performance. 2001. Disponível em: http://performancelogia.blogspot.mx/2007/08/hacia-una-definicin-de-erformance.html. Aceso em: 04 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)