Meu quintal de casa é o mundo: Espaço, Corpo, Afeto e Dramaturgia em All About That Bass
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200028Palavras-chave:
Corpo, Afeto, Espaço, Dramaturgia, MídiaResumo
Este texto é um ensaio teórico que parte de inquietações sobre a videoperformance All about that bass produzida pelo artista Royce Cherdan Lee, também conhecido como Chubbeyoncé Lee. A videoperformance foi inspirada pelo videoclipe original de mesmo título, da cantora norte americana Meghan Trainor. Tem por objetivos refletir questões relacionadas ao espaço, ao corpo e ao afeto enquanto dimensões dramatúrgicas em produções audiovisuais postadas na plataforma digital do YouTube, a partir de conceitos como: Exotopia; Heterotopia; Dramaturgia do Espaço; Corpomídia e Mídia Propagável; expor a compreensão dos conhecimentos, das subjetividades e das intervenções cênicas e sociais relativas a essa videoperformance para criar um texto de natureza evocativa, metonímica, subjetiva, nervosa e citatória. Para tais objetivos faz-se uso da Escrita Performativa enquanto modo de realizar a escrita. Em All about that bass o quintal, os corpos que o habitam e o afeto que geram as ações são os pontos de interesse desse ensaio.
Downloads
Referências
AMORIM, Marília. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 95 -114.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. São Paulo: UNESP/HUCITEC, 1998, p. 349-362.
BARBA, Eugênio. Queimar a casa: origens de um diretor. Tradução: Patrícia Furtado de Mendonça. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BEZERRA, Antonia Pereira. Alteridade, Memória e Narrativa: construções dramáticas. São Paulo: Perspectiva: CNPq, 2010.
CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Orgs.). Dança e Dramaturgia[s]. Fortaleza: São Paulo: Nexus, 2016.
CALVINO, Ítalo. As Cidades Invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990a.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990b.
CANCLINI, Nestor Garcia. A sociedade sem relato: Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: EDUSP, 2012.
CRUZ, Edinília Nascimento. Narrativas mise en abyme: a estrutura em abismo de corpo de baile. Anais ABRALIC, 2017, p. 5100 – 5107. Disponível em: http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522245230.pdf, Acesso: 21 nov. 2019.
FERNANDES JÚNIOR, Aroldo Santos. Biscoitos caseiros: camp, solidão e homofobia na internet. Curitiba: Appris, 2015.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, As heterotopias. Posfácio de Daniel Defert.
Tradução: Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
FRAGOSO, Suely. Espaço, Ciberespaço, Hiperespaço. Textos de Comunicação e Cultura, n.42. UFBA, 2000, p. 105-116.
JACOBY, Russell. Imagem Imperfeita: Pensamento utópico para uma época antiutópica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KATZ, Helena; GREINER, Christine. Por uma teoria do corpomídia. In: GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005, p. 125 – 134.
LEE, Royce Cherdan. All about that bass. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X1bhpWQDT-4. Acesso em: 21 de abr. 2020.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
MEIGH-ANDREWS, Chris. A History of Video Art. New York: London: New Delhi; Sydney: Bloomsbury, 2014.
MATERNO, Angela. O olho e a Névoa: considerações sobre a teoria do teatro. Sala Preta. São Paulo, n.3, 2003, p. 31-41.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: SENAC São Paulo, 2008.
PRATT, Mary Louise. Arts of contact zone. In: FRANKLYN, Phyllis (Ed.). Profession 91. New York: Modern Language Association of America, 1991, p. 33-40. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25595469. Acesso em: 21 de abr. 2020.
TRAINOR, Meghan. All About That Bass (Official Music Video). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7PCkvCPvDXk. Acesso em: 21de abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)