Presença e inacabamento: aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019376

Palavras-chave:

Paulo Freire, Dança, Corpo, Corporeidade crítica, Micropolítica

Resumo

O presente ensaio busca gerar zonas de intersecção entre dimensões centrais do pensamento do revolucionário educador brasileiro Paulo Freire, protagonista da Pedadogia do Oprimido, e alguns procedimentos contemporâneos de criação no campo da dança. Essas sobreposições permitem assim o desenho de uma perspectiva crítica que fundamenta outras relações possíveis entre o corpo e a sociedade, ao reivindicar uma corporeidade fluida, politizada e historicizada. A investigação do gesto e da materialidade do corpo na dança, colaboram assim para uma problematização dos paradigmas fundamentais de nossas sociedades modernas ocidentalizadas.

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Biografia do Autor

Eden Silva Peretta, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Studi Teatrali e Cinematografici pelo Dipartimento di Musica e Spettacolo da Università di Bologna. Pós-doutor pela mesma universidade e pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP. Coordenador do grupo de pesquisa CNPq HÍBRIDA - Poéticas híbridas da cena contemporânea, e do coletivo Anticorpos - investigações em dança.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

PERETTA, E. S. Presença e inacabamento: aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 376-395, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019376. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15807. Acesso em: 28 set. 2022.