Presença e inacabamento: aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019376Palavras-chave:
Paulo Freire, Dança, Corpo, Corporeidade crítica, MicropolíticaResumo
O presente ensaio busca gerar zonas de intersecção entre dimensões centrais do pensamento do revolucionário educador brasileiro Paulo Freire, protagonista da Pedadogia do Oprimido, e alguns procedimentos contemporâneos de criação no campo da dança. Essas sobreposições permitem assim o desenho de uma perspectiva crítica que fundamenta outras relações possíveis entre o corpo e a sociedade, ao reivindicar uma corporeidade fluida, politizada e historicizada. A investigação do gesto e da materialidade do corpo na dança, colaboram assim para uma problematização dos paradigmas fundamentais de nossas sociedades modernas ocidentalizadas.
Downloads
Referências
CASINI ROPA, Eugenia. A dança e o agit-prop: os teatros não teatrais na cultura alemã
do início do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2014.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979 [1968].
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 15a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 [1967].
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a uma prática educativa. 2a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 [1967].
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005 [1968].
GALIMBERTI, Umberto. Il corpo. Roma: Feltrinelli, 1987.
PERETTA, Éden. O soldado nu: raízes da dança butô. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.
PERETTA, Éden; SILVA, Ana Márcia. A técnica moderna e o corpo do desafio. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, pp. 181-96, 2005.
POLIMENE, Andrea. Ritorno a Hijikata: il Butô e la danza moderna nel XX secolo. Biblioteca Teatrale (BT) - Rivista trimestrale di studi e ricerche sullo spettacolo, Roma, nº 79-80, p. 45 - 52, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)