Instâncias da relação entre teatro e público: o espectador como participante do ato teatral
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019085Palavras-chave:
Teatro, Público, Espectador, Recepção, Efeito estéticoResumo
Neste artigo, o autor aborda a relação entre teatro e público a partir de duas instâncias, que podem ser pensadas em tensão produtiva. Por um lado, a importância da colaboração do público no movimento teatral, partindo da noção de que não há alteração na arte que possa ocorrer sem a efetiva participação dos espectadores. E, por outro, o necessário engajamento do público-participante para a realização do evento teatral, tendo em vista que o fato artístico não se efetiva sem o ato criativo do espectador.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo, Perspectiva, 1987.
COSTA, Iná Camargo; CARVALHO, Dorberto. A Luta dos Grupos Teatrais de São Paulo por Políticas Públicas para a Cultura: os cinco primeiros anos da lei de fomento ao teatro. São Paulo, Cooperativa Paulista de Teatro, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1995.
DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo, Hucitec, 2012.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.
DESGRANGES, Flávio. O Desejo dos Outros: aspectos da relação entre teatro e público na contemporaneidade. Moringa, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 29 - 42, 2014.
DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (Orgs.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo, Hucitec, 2017.
DESGRANGES, Flávio; LEPIQUE, Maysa (Orgs.). Teatro e Vida Pública. O Fomento e os Coletivos Teatrais em São Paulo. São Paulo, Hucitec, 2012.
ISER, Wolfgang. O Ato da Leitura, vol. 1. São Paulo, Ed. 34, 1996.
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Campinas: Ed. Unicamp, 2012.
MICHALSKI, Yan. O Palco amordaçado: 15 anos de censura teatral no Brasil. Porto Alegre: Avenir, 1979.
MICHALSKI, Yan. Ziembinski e o Teatro Brasileiro. São Paulo, Hucitec, 1996.
OLIVEIRA, Roberta. S.O.S. Teatro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 fev. Caderno B, p. 1, 1997.
ROSENFELD, Anatol. Prismas do Teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993.
SIMÕES, Giuliana, O espectador em pleno voo: as experiências do iNERTE. Sala Preta. São Paulo, v.13, n. 2, p. 193-199, 2013.
SIMÕES, Giuliana; DESGRANGES, Flávio. Folias Galileu: o espectador em ato performativo. Sala Preta. São Paulo, v.17, n.1, p. 340-352, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)