Protagonismo da mulher em cena, análise do espetáculo Acuados, coreografia-denúncia

Autores

  • Suzane Weber Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018328

Resumo

Este artigo visa abordar alguns conceitos de feminismo e de gênero no Brasil, país onde o patriarcado é central no apoio à maioria das desigualdades e opressões sofridas pelas mulheres sobretudo no âmbito privado. O artigo também exalta o protagonismo da mulher nas artes cênicas, tendo como foco principal a trajetória artística da coreógrafa Eva Schul e sua atuação na dança e no teatro no Sul do Brasil. O artigo também apresenta uma análise da coreografia Acuadoscom direção de Eva Schul. Trata-se de uma coreografia-denúnciaproduzida para celebrar os vinte cinco anos da Ânima Cia de Dança e marcar os dez anos da lei brasileira Maria da Penha. Os aspectos de opressão vividos pelas mulheres no âmbito doméstico são descritos aqui a partir da coreografia Acuadosentremeados a luz de um olhar feminista. 

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Biografia do Autor

Suzane Weber Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

PhD em Estudos e Práticas das Artes pela Université du Quebéc à Montréal (UQAM/Canandá/2010), Mestre em Ciências do Movimento Humano (1999) e Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral(1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora associada do Departamento de Teatro e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Bolsista da CAPES na área de dança com pesquisa desenvolvida no Canadá de 2004 a 2008. Coordenadora do curso de graduação em Teatro 2011/2012. Secretária da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) gestão 2011/2012. De 2010 a 2013, junto ao PPGAC fez parte da organização de vários eventos de grande porte no âmbito das artes cênicas, envolvendo pesquisadores e artistas internacionais e nacionais. Atualmente, desenvolve pesquisa e publica nos seguintes temas : processos de criação cênica, discursos do corpo nas artes cênicas, educação somática, práticas artísticas e corporais de teatro, de dança e performance com ênfase na improvisação. Como atriz e bailarina trabalhou com diretores de teatro como Ângel Palomero, Mima Lunardi, Luciano Alabarse, Luiz Paulo Vasconcellos, Nazaré Cavalcanti, Zé Adão Barbosa, Sérgio Silva, entre outros. Como bailarina dançou com os coreógrafos como Cecy Frank, Isabel Beltrão, Andréia Druck, Tatiana da Rosa, Eva Schull e Andrée Martin (Canadá). Participou do grupo de dança Choreo dirigido nos anos 80 por Cecy Frank e do Ballet Redenção com direção de Isabel Beltrão anos 90. Integrou o coletivo de bailarinas e músicos Haikai dança&performance (anos 90) e o coletivo Artéria (2002/2004), destaca-se a criação intitulada FATO. C Destaca-se também a assistência de direção junto a Mônica Dantas no projeto Dar Carne a Memória II (2010), reposição coreográfica das obras de Eva Shul. Nos últimos anos, tem participado como difusora e bailarina de festivais de Contato Improvisação no Brasil e exterior, tendo formação com Andrew Harwood, Ray Chang, Nancy Stark Smith e outros. Em 2013 e 2014, como atriz e bailarina, apresentou-se na intervenção urbana intitulada Cidade Proibida com direção de Patrícia Fagundes, participando do circuito SESC/POA e também dos Festivais Mirada (Santos) e Cidade Ocupada (Campinas/SESC).

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

SILVA, Suzane Weber. Protagonismo da mulher em cena, análise do espetáculo Acuados, coreografia-denúncia. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 328–350, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018328. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018328. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Teatros Feministas: Lutas e Conquistas