Protagonismo da mulher em cena, análise do espetáculo Acuados, coreografia-denúncia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103332018328Resumo
Este artigo visa abordar alguns conceitos de feminismo e de gênero no Brasil, país onde o patriarcado é central no apoio à maioria das desigualdades e opressões sofridas pelas mulheres sobretudo no âmbito privado. O artigo também exalta o protagonismo da mulher nas artes cênicas, tendo como foco principal a trajetória artística da coreógrafa Eva Schul e sua atuação na dança e no teatro no Sul do Brasil. O artigo também apresenta uma análise da coreografia Acuadoscom direção de Eva Schul. Trata-se de uma coreografia-denúnciaproduzida para celebrar os vinte cinco anos da Ânima Cia de Dança e marcar os dez anos da lei brasileira Maria da Penha. Os aspectos de opressão vividos pelas mulheres no âmbito doméstico são descritos aqui a partir da coreografia Acuadosentremeados a luz de um olhar feminista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)