O lugar dos objetos cênicos nas encenações de Eid Ribeiro junto ao Armatrux

Autores

  • Luciano Flávio de Oliveira Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102322018364

Resumo

Neste artigo apresento parte do conteúdo do livro de artista desenvolvido ao longo do meu doutorado, defendido em 2016 na UDESC, bem como do livro resultante deste, publicado em 2017. Durante a pesquisa analisei o lugar dos objetos cênicos em três processos criativos e espetáculos teatrais do encenador mineiro Eid Ribeiro junto ao Armatrux: De Banda pra Lua, No Pirex e Thácht. No presente texto trago, em síntese, o conceito ampliado de objeto que desenvolvi naquela ocasião. Também analiso, a partir de um recorte de cenas desses espetáculos, as quatorze categorias dos objetos encontrados durante a pesquisa, estas resultantes do estudo das relações entre os atores e objetos em tais encenações. Um estrato maior da pesquisa que optei por reproduzir aqui foi a diferença entre Teatro de Objetos e Teatro com Objetos.

Biografia do Autor

Luciano Flávio de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor e Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em História da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Artes Cênicas - ênfase em Direção Teatral - pela Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2018-09-11

Como Citar

Oliveira, L. F. de. (2018). O lugar dos objetos cênicos nas encenações de Eid Ribeiro junto ao Armatrux. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 2(32), 364-383. https://doi.org/10.5965/1414573102322018364

Edição

Seção

Sessão Especial - Teatro de Animação: Memórias e Metafóras