Objeto, corpo, espaço, e... Provocações sobre dramaturgia e formação no Teatro de Animação

Autores

  • Mario Ferreira Piragibe Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102322018103

Resumo

O artigo é a reescrita de uma fala de provocação feita a partir de uma proposta de se discutir as funções de objeto, corpo e espaço no Teatro de Animação contemporâneo. Os principais assuntos da apresentação são: discutir as origens dramatúrgicas das transformações formais da linguagem do Teatro de Animação ao longo das últimas décadas e, ao abordar mais precisamente os elementos objeto, corpo e espaço, propor que o ator animador seria um elemento catalisador das dinâmicas e dos significados de tais elementos sobre a cena. Tal discussão encaminha uma compreensão entrelaçada entre processos de criação e de formação do artista, e a provocação se encerra apresentando uma lista de perguntas relativas a formação para o ator no Teatro de Animação contemporâneo.

Biografia do Autor

Mario Ferreira Piragibe, Universidade Federal de Uberlandia

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011), obtendo o grau de mestre em Teatro (2007) e de bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro (1999) pela mesm instituição. Ator e professor de teatro, é Professor Efetivo do Curso de Teatro do Instituto de Artes (IARTES) da Universidade Federal de Uberlandia - UFU. Foi professor substituto do curso de Direção teatral da Escola de comunicação da UFRJ. Pesquisador com especialização no estudo de características contemporâneas do teatro de formas animadas. Sua pesquisa aborda interfaces da linguagem do teatro de animação com poéticas contemporâneas da cena teatral brasileira, com ênfase para os processos de criação e formação do ator dedicado ao teatro de formas animadas. É integrante da companhia PeQuod-Teatro de Animação, desde 2005.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Como Citar

Piragibe, M. F. (2018). Objeto, corpo, espaço, e. Provocações sobre dramaturgia e formação no Teatro de Animação. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 2(32), 103-111. https://doi.org/10.5965/1414573102322018103

Edição

Seção

Dossiê Temático - Teatro de Animação