A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102292017128Resumo
No presente artigo, desenvolver-se-á um estudo de como o conceito de performance pode ser aplicado à escrita, utilizando para isso as pesquisas de diferentes autores, visando compreender o tema por diversas perspectivas. O estudo da performatividade da escrita se apresenta como um estudo relativamente novo em que as pesquisas têm se intensificado a partir do início do século XXI. Na sequência, trabalhar-se-á na enumeração dos diferentes conceitos que podem constituir uma escrita performativa, dentre os quais podemos destacar: “eu escrevente”, “autor performer”, “coescritor performático”, “escrita de si” e “narrativa performática”. Durante o estudo do conceito, trabalhar-se-á com aspectos biográficos do dramaturgo Nikolai Gógol e elementos da sua trilogia metadramatúrgica (O Inspetor Geral (1836), À Saída do Teatro Depois da Representação de uma Nova Comédia (1842) e Desenlace de O Inspetor Geral (1846)).Downloads
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