Ser Artista-Ator-Humano na Relação com o objeto Técnico: Possíveis Diálogos Entre É. Decroux e G. Simondon

Autores

  • Bya Braga Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102192012023

Resumo

O texto discute possíveis relações entre a arte de Étienne Decroux e o pensamento filosófico de Gilbert Simondon, apresentando um diálogo sobre homem e máquina em seus modos de existência e relações.

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Biografia do Autor

Bya Braga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG

Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO -RJ. ProfessoAdjunta do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),

exercendo ali atividades de ensino e pesquisa junto ao Curso de Teatro e Programa de Pós-Graduação em Artes, com ênfase nas questões da atuação, do teatro de movimento e da pesquisa prática. Coordena o LAPA-Laboratório de atuação: pesquisa prática artística, da UFMG. Coordena o Grupo de Trabalho Territórios e Fronteiras da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas-ABRACE. Autora do livro Étienne Decroux e a artesania de ator: caminhadas para a soberania, no prelo pela Editora da UFMG.

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Publicado

2019-12-07

Como Citar

BRAGA, Bya. Ser Artista-Ator-Humano na Relação com o objeto Técnico: Possíveis Diálogos Entre É. Decroux e G. Simondon. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 023–032, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102192012023. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo e Movimento