Luz e sombra: construções imagéticas de Dom Casmurro na TV

Autores

  • Evelin Gomes da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul
  • Paulo Custódio de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101312018095

Resumo

O presente artigo aborda sobre as correspondências interartísticas e a relação entre a Arte, a Literatura e a Televisão. O objeto de análise será a microssérie Capitu (2008), uma adaptação audiovisual dirigida por Luiz Fernando Carvalho do livro Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. A proposta é discutir as construções imagéticas do narrador na televisão, tendo como referência o estudo da luz e da sombra na composição do personagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelin Gomes da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul

Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras (PPGL), na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na área de Literatura e Práticas Culturais, em Dourados (MS). Integrante do grupo de estudo InterArtes. Pesquisa a correspondência da Literatura, da Televisão e outros sistemas semióticos, artísticos e estéticos, a partir do estudo da microssérie Capitu (2008), adaptação do livro Dom Casmurro (1899). Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com especialização em Gestão da Comunicação, Assessoria de Imprensa e Marketing pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Paulo Custódio de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul

Pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto (SP). Professor do programa de pós-graduação Mestrado em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do grupo de pesquisa Estudos em Arte e Literatura Contemporânea. Coordenador do Grupo de Estudo InterArtes e do LIAMI - Laboratório InterArtes de Mídia e Imagem. Pesquisa a relação da Literatura com outros sistemas artísticos e midiáticos.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

SILVA, E. G. da; OLIVEIRA, P. C. de. Luz e sombra: construções imagéticas de Dom Casmurro na TV. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 095-112, 2018. DOI: 10.5965/1414573101312018095. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018095. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A luz em cena: criação e estética -