A ironia, a paródia e o riso como elementos de crítica social na dança brasileira de origem africana

Autores

  • Maria de Lurdes Barros da Paixão Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN
  • Maria Consuelo Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017159

Resumo

A proposta deste artigo é estabelecer a inter-relação entre corpo, performance e antropologia através da análise de criações cênicas de intérpretes-criadores que se fundamentam em referências de origem africana e cuja proposta é a desconstrução de parâmetros que estereotipam realidades socioculturais do contexto nacional. Através de suas performances se observam elementos de crítica social e também apresentação de novas configurações para tratar  temáticas afro-brasileiras. O riso, a paródia e a ironia, elementos bastante ressaltados na estética pós-moderna, são utilizados nas obras “O Samba do Crioulo Doido”, “Xirê Obirikiti” e “Bordados de Corpos”, como elementos que possibilitam a reflexão e desconstrução das temáticas corpo-negro-exportação, erotismo, sexualidade, opressão, contestação, transgressão, etc., através de performances subversivas corporais e cênicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lurdes Barros da Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Professora Adjunta IV do Departamento de Artes da UFRN. Vice-Coordenadora do GT Pesquisa em Dança no Brasil da ABRACE - Biênio 2015-2017. Sócio efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas- ABRACE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação-LINCC /UFRN. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA/ PPGAC/Bolsista PNPD/ CAPES. Desenvolve pesquisas sobre as matrizes estéticas culturais formadoras da cultura brasileira na dança e performance contemporânea. 

Maria Consuelo Oliveira Santos

Doutorado em Antropologia Social e Cultural, Universitat Autònoma de Barcelona, (UAB) / Universitat Rovira i Virgili (URV), Espanha; Pós-doutorado, Universidad Autônoma de Monterrey, UANL, México. Mestrado em Educação, UFBA; Mestrado em Antropologia (UAB, España), Formada em Letras e em Filosofia. Investigadora dos Núcleos Kàwé e de Estudos do Envelhecimento, UESC (Bahia), e do Grupo Transdisciplinario de Investigación, UANL, México.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

PAIXÃO, Maria de Lurdes Barros da; SANTOS, Maria Consuelo Oliveira. A ironia, a paródia e o riso como elementos de crítica social na dança brasileira de origem africana. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 159–179, 2017. DOI: 10.5965/1414573101282017159. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017159. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatro Performance - tensões e imbricamentos