Sarah Kane e o mito de si: sob o guarda-chuva, com um projeto em punho à sombra do golem

Autores

  • Rummenigge Medeiros de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus João Câmara.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017035

Resumo

Este artigo aborda a dramaturgia na contemporaneidade a partir da noção de escritura como sendo uma multiplicidade de espaços preenchidos por meio da performance da escrita, do projeto existencial e da presença do autor que articula e tenciona linhas de fuga para suas ideias e sentimentos. Nessa perspectiva da escrita de si, a dramaturga inglesa Sarah Kane constrói uma estrutura de sentimento orientada por três pilares; texto-corpo-mundo, imbricando vida e obra. Dessa maneira, Kane instaura uma dramaturgia cujo projeto estético é a finitude com suas diferentes noções e entendimentos de morte: diálogo com os mortos da tradição teatral e literária, morte da personagem e seu próprio suicídio.

Biografia do Autor

Rummenigge Medeiros de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus João Câmara.

Ator e Encenador. Doutor em Literatura Comparada pelo Programa de pós graduação em Estudos da Linguagem - Departamento de Letras - UFRN; Mestre em Artes Cênicas pela UFRN; Especialista em representação teatral pela UFPB. Graduado em Artes Cênicas pela UFRN. Atualmente é professor EBTT-DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2012) - Campus João Câmara (2015), onde coordena o Núcleo de Arte e desenvolve ações e projetos relacionados ao fazer teatral e a formação do espectador. Tem experiência na área de Teatro, com ênfase na arte do ator, atuando principalmente nos seguintes temas: encenação, interpretação, teatro dramático, teatro pós-dramático, dramaturgia e teorias do contemporâneo.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Medeiros de Araújo, R. (2017). Sarah Kane e o mito de si: sob o guarda-chuva, com um projeto em punho à sombra do golem. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(28), 035-048. https://doi.org/10.5965/1414573101282017035

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatro Performance - tensões e imbricamentos