Os códigos de Oyá – elementos simbólicos da Dança de Iansã no Afoxé Oju Omim Omorewá

Autores

  • Daniela Beny Polito Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal RN
  • Teodora de Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal RN

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101242015059

Resumo

Este artigo traz os elementos simbólicos da Dança de Iansã usados como base na criação coreográfica do espetáculo “Chão Batido – terra de negros e mestiços” do Afoxé Oju Omim Omorewá. Apresentamos como a mitologia iorubá e a comunicação oral compõem a criação coreográfica do afoxé e apontam para o entendimento da dança nas religiões de matrizes africanas, sob a perspectiva da Antropologia da Performance, com bases em Richard Schechner e Zeca Ligiéro. Visamos aqui estabelecer diálogo entre os fundamentos da Antropologia da Performance e nossas interlocutoras – as Ialorixás Nany Moreno e Isabel Caetano - delimitando o espaço da performance artística como objeto/sujeito de estudo.

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Biografia do Autor

Daniela Beny Polito Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal RN

Mestranda em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES. Associada da Patacuri - Cultura, formação e comunicação Afro-ameríndio.

Teodora de Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal RN

Docente Associada no Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando no Curso de Licenciatura em Dança. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

MORAES, Daniela Beny Polito; ALVES, Teodora de Araújo. Os códigos de Oyá – elementos simbólicos da Dança de Iansã no Afoxé Oju Omim Omorewá. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 059–071, 2015. DOI: 10.5965/1414573101242015059. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015059. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Expressões da cena e do Teatro Negro