Além do Rio – uma Medea na dramaturgia do teatro negro no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101242015006Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a dramaturgia do teatro negro a partir do texto teatral Além do rio (Medea), de Agostinho Olavo, escrito em 1957, uma releitura da tragédia grega Medeia, de Eurípides. A partir dele, buscamos refletir sobre a proposta estética presente na elaboração da dramaturgia de um Teatro Negro através de alguns elementos, tais como inversão de valores no que diz respeito à temática, composição de personagens e linguagem construindo ainda uma relação com o ritual, musicalidade e a estrutura cíclica tão presente na cultura negra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)